Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/03/2023-10h43

Grupo de Pesquisa da Udesc Faed realiza trabalho de campo no Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

Equipe do Grupo de Pesquisa BioGeo em trabalho de campo no município de Morro Grande (Fotos: divulgação)
O Grupo de Pesquisa em Estrutura Dinâmica e Conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade (BioGeo), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve desde 2019 pesquisas sobre patrimônio natural no território do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

A diversidade abiótica é tema de pesquisa central dos integrantes do grupo, e dentre as abordagens está a diversidade geomorfológica, paleontológica, hidrológica e pedológica.

Em 18 e 19 de março integrantes do Grupo de Pesquisa BioGeo estiveram em campo no município catarinense de Morro Grande, que integra o território do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

O trabalho integra a dissertação sobre pedodiversidade da mestranda Isabella de Carvalho Souza, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan), da Udesc Faed.

Durante o trabalho de campo ocorreu a caracterização dos depósitos fluviais em forma de terraços e do material pedogenizado sobre esses depósitos situados na planície do município, além da coleta de amostras que serão posteriormente tratadas e analisadas no Laboratório de Geologia e Mineralogia (LGEM) da Udesc Faed.

Estiveram em campo, além da mestranda, o professor Jairo Valdati, coordenador do grupo de pesquisa, e os mestrandos Bernardo Simon Provedan, do PPGPlan, e Arthur Philipe Bechtel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A pedodiversidade corresponde a uma dimensão do conceito de geodiversidade, tendo como objetivo identificar a diversidade pedológica do ponto de vista patrimonial, reconhecendo seus valores científicos e culturais. O mosaico de paisagens geomorfológicas e culturais presente no território do Geoparque é um forte indicativo da pedodiversidade naquele território”, explica o professor Jairo.

A pesquisa começou a ser desenvolvida no segundo semestre de 2021 e teve parte dos resultados preliminares apresentados no workshop “Solo e paisagem e seus debates na Geografia Física Aplicada”, durante o XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada que ocorreu entre 7 e 13 de novembro de 2022, no Rio de Janeiro, e foi premiada ao final do evento como o melhor trabalho do eixo temático.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h