Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/11/2020-09h21

Laboratório da Udesc Cefid lança e-books sobre desenvolvimento infantil

Obras são voltadas a profissionais de saúde, familiares e cuidadores - Foto: Divulgação
O Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou dois e-books sobre Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil.

Publicadas pela Editora Universitária na última quinta-feira, 12, as obras são resultado do trabalho de conclusão da acadêmica Gabriella Lavarda do Nascimento no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, feito em parceria pela Udesc Cefid e pela Secretaria de Saúde de Florianópolis.

Os dois e-books são voltados a profissionais de saúde, familiares e cuidadores, e podem ser acessados gratuitamente pelos links abaixo.

A publicação “Atenção ao Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil entre zero a 12 meses: Material Educativo para a Atenção Básica em Saúde” visa orientar profissionais da Atenção Básica em Saúde (de equipes da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família), familiares e cuidadores no processo de qualificação do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes entre 0 a 12 meses de idade. Acesse neste link.
 
São autoras da obra a acadêmica Gabriella do Nascimento e as professoras Anelise Sonza e Luciana Sayuri Sanada.

Para familiares e cuidadores

Já o e-book “Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil: Orientações para Familiares e Cuidadores” visa orientar familiares e cuidadores no processo de qualificação do desenvolvimento neuropsicomotor de bebês entre 0 a 12 meses de idade, apresentando orientações e estímulos adequados ao desenvolvimento infantil. Acesse neste link
 
Além de Gabriella e as professoras Anelise e Luciana, a obra tem como autora a mestranda em Fisioterapia Anilsa Suraia Pedro Gaspar Francisco.
 
Segundo as autoras, o livro com material educativo para a Atenção Básica em Saúde é "uma ferramenta que descreve trimestralmente as fases do desenvolvimento neuropsicomotor, elencando fatores de risco para o desenvolvimento infantil".

A obra apresenta orientações e estímulos adequados a cada trimestre do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes entre 0 a 12 meses de idade, com checklists e mapas conceituais nos quais constam os principais aspectos do desenvolvimento neuropsicomotor a cada período de três meses.

Intervenções

Já o e-book com orientações para familiares e cuidadores sugere intervenções de fácil implementação, que utilizam atividades lúdicas como ferramentas imprescindíveis.

"Através da brincadeira, estimula-se a aquisição e o aprimoramento de capacidades importantes, sendo uma atividade atrativa e facilitadora de interação. Resultados de uma estimulação precoce são mais contundentes a partir do envolvimento e da participação ativa da família e cuidadores, o que otimiza os efeitos no desenvolvimento infantil", destacam. as autoras

Gabriella destaca que "o primeiro ano de vida do lactente é um momento rico de aprendizado e deve ser potencializado para que a criança possa se desenvolver da forma mais eficaz dentro de cada fase".

"Com o auxílio desses conteúdos, a família, elemento chave para o desenvolvimento da criança, passa a entender que, se a estimular com o lúdico, brincando em família e a afastando do tempo de exposição a telas de televisão, telefones móveis, tablets e computadores, obterá melhores resultados no desenvolvimento neuropsicomotor", afirma.

Estimulação precoce

"Esperamos que as obras proporcionem aos profissionais da saúde os instrumentos necessários para reforçar as intervenções destinadas à estimulação precoce do desenvolvimento infantil, bem como servir de contribuição nas orientações às famílias, na perspectiva de potencializar os efeitos positivos desta abordagem no desenvolvimento do lactente", complementa a professora Anelise Sonza.

As duas obras também serão lançadas em versão impressa.

Sobre as autoras

Gabriella do Nascimento tem graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), especialização pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Udesc Cefid e é mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da unidade, na linha de pesquisa Fisioterapia no Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico.

Anilsa Suraia Pedro Gaspar Francisco tem graduação e mestrado em Fisioterapia pela Udesc Cefid.

Anelise Sonza tem graduação em Fisioterapia e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid, com doutorado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atua como docente na área de Fisioterapia Pediátrica e é tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Udesc Cefid. Na pós-graduação, é professora colaboradora do Mestrado em Fisioterapia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento Humano da unidade.

Luciana Sayuri Sanada tem graduação em Fisioterapia e mestrado e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como docente na área de Fisioterapia Pediátrica na Udesc Cefid, onde é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail anelise.sonza@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obras são voltadas a profissionais de saúde, familiares e cuidadores
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h