Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2019-18h55

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Udesc acolhe nova turma

Programa visa formar profissionais de saúde por meio da educação em serviço - Foto por: Fotos: Divulgação
Mais de 40 alunos que ingressaram neste ano no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Florianópolis participaram, entre 7 e 11 de março, de uma série de ações de acolhimento à turma, realizadas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

A programação do acolhimento incluiu a apresentação do programa de residência e de autoridades envolvidas no curso, além de atividades de integração dos novos residentes com os alunos do segundo ano.

No evento, os novos residentes tiveram oportunidade de falar sobre seus locais de origem, sendo que muitos integrantes da nova turma são provenientes de outros estados, como Rio Grande do Sul e Pará, e do Distrito Federal.

Depoimentos

Alguns depoimentos destacaram a escolha pela residência de Florianópolis pelo fato do município ser um local modelo em saúde pública na atenção primária e pelo destaque nacional obtido pelo programa da residência em saúde do município.

Para recepcionar os novos colegas, os residentes do segundo ano formaram um comissão de boas-vindas. Dois representantes da turma, Polyne Boeira e Artur Burle, apresentaram dicas para o cotidiano na residência e para estudantes de outros regiões que vieram iniciar um novo ciclo de vida em Florianópolis.

Também foram realizadas atividades de dança circular e rodas de conversas sobre a atuação nos centros de saúde do município e sobre as práticas realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), visando preparar os participantes para as práticas dos próximos dois anos.

Parceria

Iniciado em 2016, por meio de um convênio entre a Udesc Cefid e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, o programa visa formar profissionais de saúde por meio da educação em serviço.

O objetivo é qualificar os participantes para o desempenho de atividades no Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo competências técnica, política e ética da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Aulas teóricas e práticas

Os residentes têm aulas teóricas, organizadas pelos preceptores e tutores de núcleo, e práticas, em que são inseridos em unidades da rede de atenção básica de saúde de Florianópolis.

Com duração de 2 anos, o curso oferece anualmente 44 vagas, por meio de processos seletivos realizados pela Prefeitura de Florianópolis. O programa prevê abertura de vagas para profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site ou na Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail secepg.cefid@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa visa formar profissionais de saúde por meio da educação em serviço
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h