Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/10/2021-17h09

Livro de professora da Udesc Ceart traz trabalhos sobre Intertextualidades Visuais

A obra será discutida por um grupo de pesquisa da UFRGS na sexta-feira, 8 de outubro

O livro é tema de debate promovido pela UFRGS, dia 8. Imagem: Divulgação.
A professora Sandra Ramalho, do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou o livro “Intertextualidades visuais”, em coautoria com Airton Jordani, doutor em Artes Visuais pela Udesc. A obra é uma coletânea de textos e pesquisas produzidos pelos autores entre 2015 e 2020, no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos Intertextuais (NEST).

Intertextualidade é usar um texto como base para produzir outro texto. A linguagem pode ser verbal, visual ou mista. “Diversos processos que são adotados na arte contemporânea são abordados no livro porque, mesmo que as pessoas não saibam, trata-se de intertextualidade”, explicou Sandra na live de lançamento do livro, feita no Youtube no último dia 25. O público-alvo são pessoas que trabalham ou se interessam por imagens, em áreas como arquitetura, jornalismo, moda, design e artes visuais. Na live de lançamento, a professora disse que a obra “busca diálogo com o mundo e com o ensino da visualidade”. 

Conversa com grupo de pesquisa da UFRGS

“Intertextualidades visuais” será o assunto de uma roda de conversa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que vai acontecer em 8 de outubro. Além dos autores Sandra Ramalho e Airton Jordani, estarão presentes Moema Rebouças, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a autora do prefácio do livro e líder do GEARTE, Analice Dutra Pillar, e outra integrante do GEARTE, a professora Isabel Petry Kehrwald. 

A conversa será por meio do Youtube GEARTE/UFRGS, às 18h, na sexta-feira (8).

Para adquirir a versão impressa do livro, acesse o site da Editora Estação das Letras e Cores. Já o e-book está disponível no site da Amazon.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h