Rosani Braz fez sua defesa de mestrado pela terceira
turma do Profei na Udesc Cead - Arte: Divulgação
A acadêmica
Rosani Braz realizou nesta quarta-feira, 16, sua banca de defesa no
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), ofertado em rede nacional pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Rosani defendeu a dissertação “Formação permanente de professoras/es para a educação inclusiva como princípio formativo na rede estadual pública de Santa Catarina: desafios e possibilidades”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, com orientação da professora Vera Márcia Marques Santos.
Além das orientadoras, formam a banca examinadora as professoras Ana Flávia Garcez e Cléia Demetrio Pereira, da Udesc Cead, Júlia Siqueira da Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e Renilda Aparecida Costa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Sobre a mestranda
Rosani tem duas graduações, em Letras - Português e em Educação Física, e especializações em Práticas Pedagógicas do Ensino Infantil ao Ensino Médio e em Gestão Escolar.
Atualmente é professora da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina e gestora educacional na rede municipal de Araquari.
Sua dissertação aborda a formação permanente de docentes do ensino fundamental com foco na inclusão da diversidade humana.
Pesquisa
Conforme a mestranda, a pesquisa "surgiu da necessidade em compreender e analisar as lacunas na formação de docentes para lidar com a pluralidade de estudantes presentes nas salas de aula contemporânea, a fim de produzir um recurso educacional como possibilidade de colaborar com uma educação mais humanizada na rede estadual".
O trabalho buscou verificar, junto às diretrizes curriculares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e na literatura, possíveis contribuições para a formação permanente de docentes do Ensino Fundamental na perspectiva de uma educação mais inclusiva.
O recurso educacional desenvolvido, que é pré-requisito para mestrados profissionais, foi elaborado com base nos resultados das pesquisas bibliográfica e documental. Chamado "Trilha formativa com orientações e materiais para a formação permanente de Professoras/es da Rede Estadual Pública de Ensino de Santa Catarina", ficará disponível no
site do Profei na Udesc Cead.
Terceira turma
Rosani faz parte da terceira turma do Profei, que conta com 22 estudantes na Udesc Cead. As bancas de defesas ocorrem até maio deste ano.
A primeira turma, com 18 mestrandos, concluiu o curso em 2022; e a segunda, com 22 estudantes, realizou suas defesas no final do ano passado. A quarta turma ingressou em 2024 e a quinta iniciou atividades neste mês.
Sobre o Profei
A pós-graduação visa "oferecer formação continuada para que professores aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".
Mais informações podem ser obtidas no
site e pelo e-mail
profei.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454