Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/12/2018-15h49

Museu da Udesc sedia o Floripa Eco Fashion, evento gratuito sobre moda sustentável

Foto: Divulgação

O programa de extensão Ecomoda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) organiza entre os dias 14 e 15 de dezembro o 1º Floripa Eco Fashion no Museu da Escola Catarinense (Mesc). O evento gratuito promove exposições de marcas autorais, artesanato, projetos sociais e palestrantes relacionados a moda e sustentabilidade. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

A primeira edição conta com a palestra da artesã Nara Guichon, que trabalha apenas com tecidos sustentáveis, e com a estilista uruguaia Agustina Comas, da marca Comas, conhecida no meio da moda upcycling. Serão expostas também ecobags produzidas pelos projetos Ecomoda e Trama Ética do Grupo Integrado Obras Sociais (Gios). Confira aqui a programação completa.

A iniciativa é idealizada por Neide Schulte, professora do departamento de Moda da Udesc, coordenadora do Programa Ecomoda Udesc.. A proposta é mostrar a produção sustentável de estilistas, designers, artesãos e outras pessoas da comunidade no âmbito global e local.

Destaques

Augustina Comas iniciou a sua marca em 2015, mas o desenvolvimento dela se deu enquanto ainda cursava a universidade. A Comas produz roupas através do reaproveitamento de peças do vestuário masculino, que, seja por pequenos buracos na roupa ou outros motivos, não passaram no controle de qualidade da fábrica. O resultado são peças que estendem a vida útil de roupas que iriam para o lixo.

Nara Guichon trabalha em Florianópolis com a produção têxtil artesanal e sustentável desde 1930. Suas roupas são desenvolvidas através de processos que não agridam a natureza. O seu ateliê adota a política de lixo zero, e destina parte dos recursos arrecadados para o reflorestamento da mata atlântica através de uma parceria com a Associação de Preservação Ambiental do Vale do Itajaí (Apremavi). Dentre o material de reaproveitamento, estão antigas redes de pesca tradicionais da cultura pesqueira de Florianópolis, as tarrafas.

Upcycling

O upcliping é um conceito que vem ganhando visibilidade nos últimos anos no meio da moda sustentável. O termo em inglês pode ser traduzido como “elevação de ciclo”, e se refere a uma forma de dar maior valor econômico e social para produtos que seriam descartados. Segundo o artigo “o Upcycling como alternativa para uma moda sustentável”, diferente da reciclagem – o upcycling é um processo de reaproveitamento sem a utilização de processos químicos.

Serviço:

O QUE: 1º Floripa Eco Fashion
QUANDO: 14 de dezembro - das 13h às 20h
15 de dezembro - das 10h às 17h
ONDE: Museu da Escola Catarinense (Mesc), Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-450
QUANTO: Gratuito. Recolhimento de 1Kg de alimento não perecível na entrada.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h