Novas atividades da programação do Novembro Negro, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ocorrem nesta quinta, 9, e sexta-feira, 10 de novembro, no campus do Itacorubi, em Florianópolis. A feira Armazém Coletivo Elza, exposição de cartazes, apresentação musical Sambas de Macumba e a palestra “Arte Contemporânea e Cultura Afro-Cubana em Perspectivas Diaspóricas” são as próximas atividades confirmadas.
Feira Armazém Coletivo Elza
Nesta quinta-feira, 9, ocorre mais uma edição da Feira Armazém Coletivo Elza, que será realizada das 12h às 19h na tenda do estacionamento da Udesc Ceart. Haverá a presença de quase 20 expositores.
Sambas de Macumba
O show Sambas de Macumba, com Juliana Passos, promove a exaltação e celebração na cultura presente nas religiões brasileiras, como a Umbanda, Candomblé, Jurema e diversas outras. A ideia da artista é trazer a consciência da liberdade religiosa, combater a intolerância e promover a diversidade cultural brasileira, oriunda da ancestralidade africana. No repertório estarão presentes cantigas de domínio público e pontos de Umbanda e Candomblé conhecido nacional e internacionalmente, e apresentação livre de movimentos corporais baseados nos movimentos dos Orixás, entidades e folclore brasileiro.
A apresentação ocorre às 17h no estacionamento da Udesc Ceart, ao lado da feira. Haverá também transmissão no
canal do Nudha no Youtube.
Palestra “Arte Contemporânea e Cultura Afro-Cubana em Perspectivas Diaspóricas”
Já na sexta, 10 de novembro ocorre às 17h30 na Galeria Jandira Lorenz a palestra “Arte Contemporânea e Cultura Afro-Cubana em Perspectivas Diaspóricas”, com Mariurka Maturell.
O encontro é realizado pelo Projeto Integrado do Departamento de Artes Visuais (DAV) e programa Diálogos Recíprocos, ambos da Udesc Ceart e conta com a parceria do Armazém Coletivo Elza, AYA Laboratório da Udesc Faed e Ebó Epistêmico da UFSC.
“A palestra apresentará artistas negras cubanas que têm proposto - através de suas obras, performances e exposições - uma estética crítica para uma série de questões sociais, particularmente na intersecção de classe, raça, gênero e geração. Mulheres que desde a diáspora afro-cubana, nos EUA e/ou na Europa, têm interpelado a sociedade para `descolonizar’ o imaginário e as estruturas, assim como as instituições”, afirmam os organizadores.
Mariurka Maturell é professora pesquisadora em estágio pós-doutoral na Udesc. Graduada em História da Arte e mestre em Estudos Cubanos e do Caribe pela Universidade de Oriente, Cuba, e doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência como docente e orientadora de pesquisa nas áreas de História das Artes, História e Sociologia. Suas pesquisas atualmente abordam as Artes Visuais, as transformações urbanas, migração, diáspora, relações étnico-raciais e gênero.
Novembro Negro
A programação do Novembro Negro, promovida pelo Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), ocorre em parceria com o Ceart Aberto à Comunidade, que nesta edição será realizado ao longo de todo o mês de novembro (e não mais no dia 18/11), com atividades gratuitas e abertas ao público. Confira a
programação completa aqui.
A organização do evento é do Nudha, Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX), Núcleo de Produção Cultural (NPC), programa de extensão Diálogos Recíprocos e Ceart Abeto à Comunidade.
Programação
09/11 - 12h às 19h
Armazém Coletivo Elza
Local: Tenda do Estacionamento da Udesc Ceart
09/11 - 17h
Show Sambas de Macuma, com Juliana Passos
Local: Tenda do Estacionamento da Udesc Ceart
09/11
Exposição de Cartazes
Local: Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart
10/11
Palestra “Arte Contemporânea e Cultura Afro-Cubana em Perspectivas Diaspóricas”, com Mariurka Maturell
Local: Galeria Jandira Lorenz - Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart
Serviço
O quê: Atividades do Novembro Negro;
Quando: 9 e 10 de novembro;
Onde: Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350