Editais de novos cursos aprovados deversão ser
lançados até o ano que vem - Foto: Karla Quint
O doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), é um dos quatro novos cursos de doutorado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
A aprovação do doutorado em Fisioterapia é uma conquista significativa para a Udesc, que já conta com 15 cursos de doutorado em diferentes áreas do conhecimento.
A informação foi comemorada pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto Rossi, que enfatizaram que essa conquista "atende aos anseios da instituição e da sociedade catarinense, promovendo o avanço da ciência, da pesquisa e da formação de profissionais qualificados".
Avaliação criteriosa
Os resultados, que foram divulgados após reunião do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior da Capes em junho, são referentes ao primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) prevista na
Portaria Capes n° 150/2022.
A avaliação criteriosa das propostas de criação de cursos considerou a relevância socioeconômica, a competência e qualificação dos docentes, a infraestrutura de ensino e pesquisa, além do acesso a recursos tecnológicos atualizados.
Verticalização
Na Udesc Cefid, a aprovação do doutorado em Fisioterapia foi muito comemorada. A diretora-geral, Suzana Mateus Pereira, destaca que o novo curso completa o processo de verticalização iniciado no final da década de 1990, com a criação do mestrado e depois do doutorado em Ciências do Movimento Humano. A aprovação também complementa as comemorações pelos 50 anos da Udesc Cefid.
"O incentivo e apoio ao Doutorado em Fisioterapia é um dos compromissos da gestão atual do centro. A expectativa da Direção-Geral é que a implantação do curso fortaleça a formação de pesquisadores na área, promovendo avanços científicos e contribuindo para a melhoria da saúde e bem-estar da população", afirma a professora.
Importância histórica
Segundo a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Caroline Ruschel, a aprovação tem importância histórica. Ela lembra que, em 2015, uma tentativa anterior de abrir o curso não teve sucesso.
"Desde então, com apoio de todos os setores e atores da universidade, o PPGFT se consolidou e criou condições para a submissão atual, que preencheu todos os critérios exigidos pela Área 21 para aprovação do curso novo de doutorado", relata Caroline.
"A partir de agora, o aluno que entrar na Udesc Cefid pode percorrer a formação acadêmica na área de Fisioterapia até o último nível na instituição", conclui.
Mobilização
O coordenador do PPGFT, Darlan Laurício Matte, presidiu a comissão de elaboração do Projeto de Curso Novo (PCN) de Fisioterapia, e era diretor-geral da Udesc quando o mestrado da área foi implantado.
Para ele, o doutorado "contribuirá significativamente para o avanço do conhecimento em fisioterapia, impulsionado pelos 12 docentes permanentes e pelas quatro linhas de pesquisa do programa".
"Além da geração de conhecimento científico, as pesquisas e demais atividades do programa certamente terão impacto em todas as áreas, impulsionando o desenvolvimento regional e nacional da fisioterapia", afirma Matte.
O professor agradeceu o empenho e o apoio de todos no processo de elaboração e de tramitação do processo em prazo recorde, em especial aos demais membros da comissão de elaboração da proposta, os professores Stella Michaelsen, Gilmar Santos, Jocemar Ilha, Marlus Karsten, Rodrigo Okubo e o técnico universitário Alexandre Francisco.
Darlan Matte também ressaltou a mobilização de relatores, conselheiros e gestores de diferentes instâncias da universidade. O docente destacou a atuação das equipes da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), da Udesc Cefid, e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), que orientaram e viabilizaram a tramitação da proposta, em especial às professoras Caroline Ruschel e Leticia Sequinato Rossi.
Qualidade e formação
Para a representante acadêmica do Colegiado do PPGFT, Thaise Cadorin, o curso de doutorado responde a um grande anseio dos discentes.
"O curso de mestrado da Udesc Cefid é muito bom, procurado por profissionais de todo o País. Agora será ainda mais e isso melhorará a qualidade e a formação dos futuros estudantes. Sem contar que, com o doutorado, o curso tende a receber mais verbas e bolsas para os pós-graduandos, o que favorece ainda mais a realização de novas pesquisas", salienta a acadêmica.
O arquiteto Raul Pargendler, que recebe atendimentos na Clínica Escola de Fisioterapia e já participou de pesquisas acadêmicas na instituição, também afirma que um curso de doutorado "faz com que as pessoas busquem o conhecimento e, com isso, os usuários são avaliados ainda mais cuidadosamente e carinhosamente pelos alunos e professores, recebendo tratamentos que muitas vezes não receberiam e nenhum outro local".
“Só quem participa sabe o quanto as pesquisas são importantes para os participantes e para sociedade, sem contar que com elas os discentes recebem uma formação diferenciada”, reforça o professor Darlan Matte.
Próximas etapas
Após o processo de avaliação da Capes, o curso aguarda a aprovação pela Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE), para autorização e reconhecimento dos cursos.
Uma vez obtida a homologação pelo MEC, a universidade iniciará a implementação do doutorado em Fisioterapia na Udesc Cefid e dos demais cursos aprovados com o lançamento dos respectivos editais. A expectativa é que a implantação ocorra até 2024.
Também foram aprovados novos doutorados em Engenharia Civil e em Química Aplicada (na Udesc Joinville) e em Zootecnia (Udesc Oeste).
"Com essa aprovação, a Udesc reafirma seu compromisso em oferecer um ensino superior de qualidade e impulsionar o progresso acadêmico e científico em Santa Catarina", conclui Darlan Matte.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009