Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/04/2023-18h44

Novo programa diário da Rádio Udesc FM divulga as ações de extensão da universidade

Novo programa abordará ações da universidade que impactam junto à sociedade catarinense - Arte: Div.
Na próxima segunda-feira, 24, a programação da Rádio Udesc FM Florianópolis (100,1), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estreará uma nova atração jornalística: o programa "Extensão, Udesc e Você".

Com veiculação diária, às 7h30, 12h30 e 21h30, o novo programa apresentará ações de extensão da universidade estadual, destacando a importância da interação com a sociedade para o desenvolvimento. Serão produzidas três edições por semana, com duração de 2 a 3 minutos.

A produção será da jornalista da rádio Sheila Deretti, responsável pela pesquisa, pauta, roteiro, entrevista, edição, mixagem e programação.

Sobre o programa

Cada edição abordará uma ação que a universidade realiza junto à comunidade, com um breve depoimento do professor responsável. "São mais de 250 projetos nas áreas da saúde, meio ambiente, tecnologia, arte, comunicação, direitos humanos e trabalho", destaca Sheila.

As três primeiras edições apresentarão o programa de extensão Esag Kids, coordenado pelo professor Eduardo Jara, da Udesc Esag; o projeto Eco Moda, da professora Neide Schulte, da Udesc Ceart; e o programa de apoio técnico a pequenos avicultores, do professor Marcel Boiago, da Udesc Oeste.

Diversidade e impacto

Conforme Sheila, um dos focos do programa é demonstrar a diversidade de ações extensionistas que professores, técnicos e estudantes da Udesc desenvolvem no Estado.

"Prestar auxílio técnico para produtores de galinha caipira na região de Chapecó; promover recitais e aulas de piano e cursos sobre produção e consumo sustentável na moda em Florianópolis; realizar ações especiais para surdos, não surdos e surdos-cegos em Joinville; aproximar jovens e crianças de Ibirama para a universidade com atividades de robótica. São muitas ações de impacto que merecem ser mais conhecidas pela população", afirma.

Universidade e sociedade

O coordenador de Extensão da Udesc, Eduardo Jara, também destaca a importância da divulgação dos projetos aos catarinenses: "A parceria com a Rádio Udesc FM vai potencializar as ações de extensão promovidas pela universidade estadual, especialmente em Santa Catarina".

Além de conhecer os projetos, os ouvintes poderão indicar ou participar de algumas das ações. "A ideia é, além de divulgar nas três emissoras da Udesc FM, em Florianópolis, Lages e Joinville, disponibilizar o programa para emissoras comunitárias do Estado", comenta Jara.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, reforça a importância da divulgação e da parceria com a Rádio Udesc FM: “É com grande satisfação que a extensão praticada pela Udesc se apresenta para a sociedade catarinense e brasileira através da rádio educativa", afirma.

"O programa divulgará informações sobre as ações de extensão da Udesc que acontecem em todo território catarinense e, às vezes, ultrapassam suas fronteiras.  A Rádio Udesc se torna voz da extensão nessa parceria", conclui o pró-reitor.

Inovações

O coordenador da Rádio Udesc FM Florianópolis, Ivan Tonon, destaca que a emissora tem promovido diversas mudanças e inovações. Dentre elas, passou a contar com transmissões ao vivo pelo YouTube, que já somam mais de 8,5 mil visualizações.

Os programas também estão sendo distribuídos por plataformas de streaming, como o Arte e Cultura, feito pela servidora Zuca Campagna, que já soma mais de mil execuções.

"Estamos com novas vinhetas, novo transmissor e programação cultural e jornalística em constante atualização. Dessa forma, a rádio vai consolidando sua importância institucional para a Udesc e seus objetivos educativos, científicos e culturais perante a sociedade", diz o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Brüning Schmitt.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site da Rádio Udesc FM.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo programa abordará ações da universidade que impactam junto à sociedade catarinense
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h