Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/03/2022-11h05

Núcleo da Udesc Cefid presta apoio para organizações esportivas na área de gestão

Edição do ano passado apoiou Confederação Brasileira de Desportos no Gelo - Arte: Divulgação
O Núcleo de Estudo em Gestão e Marketing Esportivo (Nepegem), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, está com inscrições abertas para a edição deste ano do Hub SC de Inovação no Esporte, ação que apoia instituições esportivas na solução de desafios relacionados à gestão ou marketing.

Entidades esportivas interessadas em cadastrar demandas devem preencher o formulário eletrônico até a próxima terça-feira, 15. Acesse o formulário.

Podem se inscrever organizações com ou sem fins lucrativos, empreendedores ou afins, que atuam na indústria do esporte, em diferentes manifestações (educacional, participação ou rendimento).

A instituição selecionada contará com a parceria do Nepegem na esfera da Gestão do Esporte. A proposta do Hub é atuar diretamente na resolução das demandas ou, quando necessário, de forma indireta, conectando outras entidades e pessoas competentes que tenham os conhecimentos necessários para sanar as questões apontadas. As instituições inscritas serão comunicadas do resultado entre 18 e 21 de março.

Edição de 2021

No ano passado, a instituição escolhida foi a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), que tinha como desafio adotar um processo de tomada de decisão baseado em dados para definir onde investir os recursos disponíveis.

Após o processo interno de seleção, o projeto junto à CBDG iniciou em junho de 2021, com a colaboração do PET Engenharia de Produção, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

As atividades duraram cerca de seis meses, com cada parte (Nepegem e PET) responsável por desenvolver uma parte do estudo.

Coleta de dados

A coleta de dados foi realizada pelo Nepegem, baseada em uma adaptação do instrumento Organizational Resources and First Order Capabilities (Orfoc) realizada pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O documento tem 12 dimensões, dentro das quais são avaliados indicadores em contextos interno e externo à organização. Segundo os autores, um bom desempenho nessas dimensões indica uma maior predisposição de um esporte obter sucesso em nível internacional.

As dimensões foram analisadas a partir da resposta do diretor-executivo da CBDG, Gabriel Karnas, a um questionário aplicado pela equipe do Nepegem. O questionário contemplou aspectos gerenciais e de governança da instituição e específicos da modalidade esportiva.

O trabalho incluiu ainda uma análise global das modalidades de patinação artística, curling, hóquei, bobsled, patinação de velocidade e short track; e avaliou aspectos como o número de medalhas distribuídas em Jogos Olímpicos e número de atletas necessários para obtenção de resultados.

Business inteligence

Em paralelo a essa análise, a equipe do PET da Ufesc desenvolveu uma solução em data science, com base na coleta de dados de 289 atletas e 62 competições oficiais ao longo dos últimos 18 anos. Como cada modalidade gerida pela CBDG tem suas particularidades, definiu-se como piloto a modalidade de skeleton, em virtude do destaque da atleta Nicole Silveira nas últimas competições.

A solução de business intelligence (BI) aplicada permitiu identificar o perfil do atleta de acordo com o desempenho, a evolução dos resultados e parciais em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos e a evolução dos atletas especificamente em comparação com a atleta Nicole Silveira.

Resultados

Segundo os responsáveis, a entrega final do trabalho não apontou uma modalidade específica para investimento, mas dados e interpretações que permitem os gestores desenvolverem planejamento, planos e projetos devidamente justificados, para o fomento de determinadas modalidades.

"Com esse trabalho, espera-se poder incrementar índices como a participação de jovens, a identificação e desenvolvimento de talentos, a formação de treinadores e, finalmente, a cultura esportiva, o que, segundo a teoria, aumentaria as chances de sucesso esportivo do Brasil nos esportes de gelo", afirmam.

O projeto do Hub SC de Inovação no Esporte, junto à CBDG, contou com a participação dos membros do Nepegem: professores Gabriel Gonçalves e Sabrina Furtado e pesquisadores Renatta de Souza Hülse e Mahmud Isid; e dos membros do PET da Ufsc Gustavo Borba, João Paulo Almeida e Eduardo Daniel, além do diretor-executivo da CBDG, Gabriel Karnas.

Saiba mais sobre o projeto no site

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Edição do ano passado apoiou Confederação Brasileira de Desportos no Gelo
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h