Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/06/2021-16h57

Patrimônio negro de Laguna é tema de artigo da Udesc em revista internacional

Artigo aborda contribuição da população negra à história do município de Laguna - Foto: Divulgação

Um estudo sobre conservação de patrimônio feito por pesquisadoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi publicado na revista Ge-conservación, sediada em Madrid, na Espanha.

O artigo "Esquecer, para não lembrar: o patrimônio negro invisibilizado no centro legalmente protegido da Laguna, Brasil"  foi escrito pela professora Danielle Rocha Benício e por três acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo: Ivie Mesquita, Letícia Damazio de Jesús e Maria Laura dos Santos Sebastião. Acesse o artigo.

O trabalho é resultado de apresentação no 3º Congresso Ibero-americano Investigações em Conservação do Património, realizado em 2020 pela Universidade de Lisboa, em Portugal. Confira a apresentação.

Iniciação científica

O artigo e a apresentação feita no congresso tiveram origem na ação de iniciação científica "O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense", que é desenvolvida na universidade estadual.

A ação é coordenada pela professora Danielle, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), de Laguna, e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), de Florianópolis, com participação das três acadêmicas.

Para Danielle, o trabalho "traz novas luzes acerca da preservação que privilegia o patrimônio vinculado ao colonizador, de origem portuguesa cristã, 'esquecendo' as contribuições da população negra escravizada".

Originalidade e relevância

Os dois revisores que avaliaram o artigo consideraram o estudo "excelente" pela originalidade e pela relevância das informações científicas apresentadas.

Segundo os pareceristas, além de "muito relevante", o estudo traz "uma boa contribuição ao campo da história da arquitetura e preservação do patrimônio".

De acordo com Danielle, a publicação do artigo na revista espanhola reforça a importância da temática da pesquisa para a cidade de Laguna, consistindo numa valiosa resposta da Udesc aos investimentos públicos para a sociedade catarinense.


Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacosagradolaguna@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Artigo aborda contribuição da população negra à história  de Laguna
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h