Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/09/2020-18h29

Pesquisa da Udesc aborda atuação de fisioterapeutas em unidades neonatais

Estudo inédito investiga estimulação sensório-motora de recém nascidos em UTINs - Foto: Divulgação
Uma pesquisa em andamento feita pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, busca investigar os procedimentos de estimulação sensório-motora aplicados por fisioterapeutas que atuam nas unidades de terapia intensiva neonatal (Utins) e nas unidades de cuidados intermediários no Brasil.

Fisioterapeutas que atuam nessas unidades podem participar até outubro respondendo questionário online

O estudo é realizado pela mestranda Tânia Nodari, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), sob orientação da professora Dayane Montemezzo e coorientação da docente Simone Nascimento Santos Ribeiro, de Belo Horizonte. Dayane e Simone desenvolvem trabalhos em parceria nessa área há alguns anos.

Objetivos

A pesquisa visa conhecer a prática profissional dos fisioterapeutas que atuam nas unidades de terapia intensiva neonatal e nas unidades de cuidados brasileiras em relação ao emprego dos procedimentos de estimulação sensório-motora nos recém-nascidos que necessitaram de internação após o nascimento.

Entre os objetivos específicos do trabalho, as pesquisadoras pretendem investigar a finalidade, a frequência e os critérios que os fisioterapeutas consideram para aplicar os procedimentos de estimulação sensório-motora, além da qualificação dos profissionais. 

Mapeamento inédito

Segundo a equipe, é a primeira vez que um estudo busca apresentar um mapeamento nacional sobre o assunto. A partir dos resultados, elas almejam  sensibilizar e orientar profissionais em relação aos uso desses procedimentos, bem como estudar separadamente cada um deles.

Também fazem parte da equipe de pesquisadoras as estudantes de graduação em Fisioterapia Tais Beppler Martins, da sétima fase, que é bolsista de iniciação científica, e Flávia Coelho, da décima fase, que faz seu trabalho de conclusão de curso. 

A iniciativa conta com a parceria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail estimulacao.brasil@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo inédito investiga estimulação sensório-motora de recém nascidos em UTINs
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h