Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2015-12h09

Pesquisa da Udesc Oeste sobre qualidade da água da zona rural deverá abranger todo o Estado

A análise da qualidade da água dos reservatórios comunitários da zona rural, ação integrante do projeto de extensão do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), deverá ser ampliado de Pinhalzinho para todo o Estado.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Gilmar de Almeida Gomes, o monitoramento começou a ser ampliado com a coleta de amostras durante a Operação Rio do Peixe, desenvolvida de 25 de fevereiro a 7 de março em 20 municípios do Meio-Oeste pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc.

O resultado constatou que "parcela significativa da água consumida nesses municípios também é imprópria para consumo". A análise feita em Pinhalzinho, abrangência inicial do projeto, também comprovou que a água não estava própria para o consumo humano.

Tratamento e atenção

Além de monitorar a qualidade dos reservatórios comunitários na zona rural, o projeto de extensão da Udesc Oeste objetiva também tratar a água e treinar os responsáveis por essas unidades.

Alguns resultados, segundo Gomes, já foram alcançados em Pinhalzinho. "Os últimos monitoramentos mostraram que 40% desses reservatórios apresentaram uma adequação da potabilidade, tornando a água própria para consumo", informou. O tratamento é feito com o uso do cloro, reuniões com os responsáveis pelos reservatórios, programas de rádio e divulgação de textos.

O estudo verificou também que a água para consumo no perímetro rural não recebe a mesma atenção em relação à água distribuída na área urbana, "embora parcela significaiva da população não resida na área urbana", observa o docente. A zona rural não é abastecida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

A qualidade da água é verificada por meio de análises microbiológicas (coliformes totais e fecais) e físico-químicas (pH, condutividade, cloreto residual, sólidos totais e turbidez), feitas nos laboratórios de Química do curso de Engenharia de Alimentos.

O desenvolvimento do projeto de extensão tem a participação dos docentes Alexandre Tadeu Paulino, Alfredo Balduíno Santos, Dilmar Baretta, Lenita Moura Stefani e Liziane Schittler e dos alunos Raquel Bulegon, Andreia Zamiani, Carolina Farnchini, Naraiana Bonveschulte, Natália Olinkevisk e Camila Mafessoni.

Leia mais:

07/04/2015 - Alunas da Udesc Ibirama desenvolvem pesquisa sobre qualidade da água subterrânea de Rodeio

13/06/2014 - Estudo da Udesc Oeste diz que água da área rural de Pinhalzinho não tem mesmo tratamento da urbana

21/02/2014 - Projeto da Udesc Lages fará medição da qualidade da água da Bacia do Rio Canoas

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h