Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/04/2020-16h39

Pesquisadores da Udesc passam a receber bolsas de estímulo à inovação

Bolsas são pagas com recursos captados por projetos de pesquisa junto a parceiros - Foto: Jonas Pôrto
Professores e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que atuam em três projetos de pesquisa da instituição começaram a receber as primeiras bolsas de estímulo à inovação.

Oferecidas por cooperação técnico-financeira com agências de fomento e entidades públicas ou privadas, as bolsas são regulamentadas pela Lei de Inovação Federal nº 10973/2004 e pela Resolução nº 90/2014 do Conselho Universitário da Udesc (Consuni) e isentas de impostos.

As primeiras bolsas beneficiam nove pesquisadores: três professores e seis estudantes, vinculados a dois projetos de pesquisa do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e um do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Os recursos foram captados pelos próprios projetos de pesquisa, por meio de parcerias com outras instituições. Cada projeto tem autonomia para definir os valores da bolsas, que são determinados nos planos de trabalho.

Viabilização

Segundo a técnica universitária Elaine Zeni Vieira, que atua na Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), a viabilização dos pagamentos ocorreu após uma série de tratativas junto às secretarias de Estado da Administração (SEA) e da Fazenda (Sefaz), que culminaram no Decreto Estadual nº 425/2020.

"A publicação do decreto inseriu elementos de despesas específicos para esta modalidade de bolsa na classificação orçamentária do Estado, o que possibilitou o início dos repasses", explica Elaine.

Ela destaca que novas bolsas podem ser viabilizadas a qualquer tempo, mediante a captação de recursos externos para esse fim por projetos de pesquisa que tenham caráter inovador. Além de docentes e acadêmicos, técnicos universitários que atuam em pesquisas também podem ser beneficiados.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bolsas são pagas com recursos captados por projetos de pesquisa junto a parceiros
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h