Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2026-18h00

Plano construído de forma participativa orientará gestão da Udesc até 2030

PDI está publicado como anexo a resolução do Consuni

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já tem publicado o documento formal que estabelece metas e formas de acompanhamento dos resultados da gestão para o período entre 2026 e 2030. Trata-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em anexo da Resolução 024/2026, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni).

O PDI foi elaborado de forma participativa, em processo liderado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Uma Comissão Executiva, criada a partir de decisão do Consuni em 2024, organizou o processo. Isso incluiu uma consulta pública, diagnóstico de pontos fortes e fracos em cada campus, uso de indicadores e o encontro Summit PDI, em 2025.

O documento que resultou desse processo foi aprovado em todas as câmaras técnicas do Consuni, onde recebeu aperfeiçoamentos, até ser finalmente aprovado no plenário do Conselho Universitário, no início de setembro.

Acesse aqui o PDI 2026-2030.

Entenda o PDI

Para que serve?
O PDI é necessário para guiar o planejamento estratégico e a avaliação institucional da Udesc. É como um mapa para a universidade saber qual caminho seguir e quando chegou lá. A elaboração do PDI também é exigida por lei, como parte do processo de renovação do reconhecimento da Udesc como universidade.

O que este PDI traz de novo?
Uma das inovações é a incorporação sistemática de indicadores de desempenho em todas as áreas, com objetivos e metas articulados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Também traz uma análise da situação orçamentária e financeira da Udesc, propondo estratégias que tornam a execução do PDI sustentável financeiramente.

De que áreas trata o PDI?
Além de uma parte inicial sobre a caracterização da universidade (introdução, perfil institucional e projeto pedagógico), os capítulos do PDI tratam de comunicação, inovação e empreendedorismo (novidades deste PDI), gestão de pessoas, política de atendimento aos estudantes, infraestrutura, finanças e orçamento, avaliação institucional e projetos estratégicos.

O que são os projetos estratégicos?
São projetos relacionados aos ODS e fundamentados em seis eixos estratégicos: desenvolvimento institucional e fortalecimento da autonomia; gestão administrativa, eficiente, participativa e inovadora; ensino de graduação com qualidade, inclusão e inovação; pesquisa, pós-graduação, inovação e internacionalização; extensão, cultura e integração com a comunidade; permanência estudantil, inclusão e qualidade de vida.

O que o PDI prevê para os estudantes?
Para os estudantes, o plano aposta em inovações pedagógicas (com meta de 80% de aprovação nos cursos de graduação), ações voltadas à inclusão, acessibilidade, permanência e qualidade de vida, além de mais oportunidades de intercâmbio internacional e participação em projetos de cooperação científica.

O que o PDI prevê para os professores?
Algumas das estratégias que afetam mais diretamente os professores incluem ações de qualificação permanente e desenvolvimento profissional, fortalecimento da produção científica e da internacionalização e maior inserção da extensão nos currículos dos cursos, além de ações voltadas à inclusão e à inovação.

O que o PDI prevê para os técnicos?
Entre as frentes que afetam mais diretamente os técnicos universitários estão investimentos em formação continuada; saúde, segurança e qualidade de vida; transformação digital e inovação; melhorias em infraestrutura e condições de trabalho; comunicação e participação.

Saiba mais em udesc.br/pdi.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h