A doutoranda Marcele Meneses em apresentação no 12º
Encontro de Investigação em Música (ENIM) em Mafra, Portugal.
Foto: Divulgação
Amanda Bairros, Amanda Lentez, Eduardo Walger, Marcele Meneses, Marcos Vinícios Salvador, Miruna de Gois e Vanéssia Gomes são pós-graduandos ou recém pós-graduados pelo Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Ao longo deste ano, estão apresentando suas pesquisas em congressos internacionais por meio do
Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação da Udesc Ceart. As apresentações seguem até o início de novembro e têm possibiltado trocas de experiências e outras vivências, contribuindo na formação dos estudantes pesquisadores, conforme contam.
Confira a seguir como tem sido esta jornada.
Marcele Meneses apresenta pesquisa sobre companhias líricas em navios a vapor
Marcele Pedrotti Dutra Meneses, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), participou recentemente do 12º Encontro de Investigação em Música (ENIM), na cidade de Mafra, em Portugal. O evento foi realizado de 28 de setembro a 1º de outubro, quando ela apresentou seu estudo de doutorado: "A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro, Desterro e do Rio Grande".
Na pesquisa ela aborda a circulação e a prática musical de companhias líricas que se deslocavam em navios a vapor pela costa marítima, desembarcando em diversos portos do país, entre 1850 e 1880, na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Desterro (atualmente Florianópolis/SC) e Rio Grande (RS).
“Foi uma experiência que proporcionou troca de conhecimentos com diversos pesquisadores(as) em música de variadas áreas de conhecimento em música e artes. O encontro foi uma forma de ter contato internacional como pesquisadora e também troca de conhecimento por meio de minha pesquisa, que contribuiu para minha formação como estudante de pós-graduação e como investigadora musical”, comenta Marcele.
Amanda Bairros esteve em Praga com pesquisa que envolve design de superfície e geoparque
Amanda Bairros defendeu em julho deste ano a dissertação realizada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda da Udesc, com o tema “Patrimônio cultural e natural de Caçapava do Sul/RS: um prisma relacional entre design de superfície, geoprodutos e cross fertilization” (
acesse aqui). E alguns dias antes, esteve em Praga, capital da República Tcheca, participando de uma conferência da organização internacional de pesquisa interdisciplinar AMPS (Arquitetura, Mídia, Política, Sociedade) em parceria com a Universidade Técnica Checa: “Prague Heritages: History & Heritage – Past and Present - Built and Social”.
“Eu nunca tinha ido para outro continente, já fui para outros países aqui na América do Sul, mas eu nunca tinha ido tão longe. A troca de conhecimento com pessoas de outras nacionalidades, com pessoas de outros países foi maravilhosa. E havia muitos designers que trabalhavam com outras linhas do design, então fazer essa troca foi uma experiência única”, conta Amanda.
No evento, ela apresentou uma pesquisa em coautoria com a orientadora Sandra Rech, que observa as contribuições do design de superfície (criação de texturas e estampas em diferentes superfícies e materiais, com aplicação têxtil, em papelaria, na cerâmica, em materiais sintéticos etc.) na construção de geoprodutos do Geoparque Caçapava, localizado no Rio Grande do Sul (RS). Os geoprodutos são itens que fazem associação com as características geológicas de um local, produzidos e vendidos ali, utilizando matérias primas da região ou valorizando a cultura local.
Miruna de Gois foi a única brasileira em conferência sobre comunicação de moda em universidade italiana
Miruna de Gois também defendeu sua dissertação de mestrado no PPGModa em julho deste ano, intitulada "Cultura Kaingang e slow design: abordagem participativa para desenvolvimento de produtos artesanais de moda" (
acesse aqui). No começo de julho, ela esteve em Pisa, na Itália, participando de uma conferência do grupo de pesquisa em Comunicação de Moda Digital da Università della Svizzera italiana (USI).
Na ocasião, Miruna apresentou a pesquisa "Meta-artesanato: moda, metaverso e o futuro do artesanato no Brasil", na qual investigou como a produção dos artesãos brasileiros se adaptaria ao Metaverso. “Minha pesquisa foi muito bem recebida, ficaram interessados pelo Brasil e pela perspectiva do artesanato no país. Conversamos sobre o perfil dos artesãos brasileiros, artesanato indígena e minha dissertação de mestrado”, conta.
Ela foi a única brasileira no evento, e junto a uma colega da Colômbia, representou a América do Sul. “Fui muito bem recebida pelos organizadores do evento, bem como pelos demais colegas. Conversamos, principalmente, sobre nossas pesquisas, planejamentos futuros e sobre a cultura de nossos respectivos países”, complementa.
Durante o evento, ela aproveitou a oportunidade para apresentar aos colegas a
revista ModaPalavra, da Udesc Ceart, convidando-os para submissão de artigos, visando a internacionalização da revista e também do mestrado em Moda.
Pesquisa de Marcos Salvador desperta interesse de participantes de congresso nos EUA
Já Marcos Vinícios Schmidt Salvador, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), esteve em julho em São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), participando da Conferência Internacional em Ergonomia e Fatores Humanos Aplicados – AHFE 2023.
Na conferência ele apresentou um artigo fruto da disciplina de Ergonomia Organizacional, ministrada pelo professor Elton Nickel no PPGDesign. "Foi um momento de grande relevância para mim, já que foi minha primeira vez apresentando um trabalho em um evento internacional. Esses dias foram repletos de aprendizado,
networking e troca de ideias, proporcionando uma oportunidade inestimável para me manter atualizado com as últimas tendências em ergonomia e para interagir com profissionais", afirmou Marcos.
O trabalho apresentado faz uma análise macroergonômica de uma associação de moradores da cidade de Florianópolis. Na pesquisa, foi elaborada uma proposta de estrutura de trabalho ideal para este tipo de organização, com diretrizes como a criação de cargos intermediários, mais grupos de trabalho, maior autonomia nas decisões de membros e diretores, e metas organizacionais mais sólidas no longo prazo.
"Ao compartilhar minha pesquisa e os resultados da análise, percebi o interesse da plateia. Os espectadores ficaram particularmente intrigados com a aplicação do método em uma organização sem fins lucrativos e como a ergonomia poderia contribuir para melhorar os processos internos e a eficiência, e como isso poderia ser realizado já que não há relação hierárquica financeira entre os membros da instituição", conta Marcos.
Ele ainda mencionou que a singularidade da cidade de Florianópolis também atraiu a atenção dos participantes durante a apresentação: "As peculiaridades da região, suas características geográficas e culturais, agregaram um elemento extra de interesse à discussão", complementa.
Amanda Lentez participa de evento na França
E por fim, a doutoranda em Design na Udesc Amanda Andrade Lentez participou da 10ª Conferência Internacional sobre Interação Humana e Tecnologias Emergentes, realizada entre os dias 22 e 24 de agosto na cidade francesa de Nice. Na pesquisa, em coautoria com a orientadora Gabriela Mager, ela aborda o potencial do ChatGPT para melhorar a experiência do usuário na escrita.
Próximas apresentações
Eduardo Augusto Vieira Walger e Vanéssia Gomes são os próximos pós-graduandos contemplados a participarem de eventos internacionais. Eduardo Walger estará no México de 28 de outubro a 06 de novembro participando do 6º Encontro Latino-americano de Teatro do Oprimido, apresentando a pesquisa que se origina do doutorado em Teatro em andamento: "Quem diz sim, quem diz não, ou o que nós temos a dizer? O teatro do oprimido como percurso prático de uma peça didática".
Na pesquisa, ele questiona: "Pode o teatro se configurar como uma ágora, praça de debate democrático entre os presentes?". Por meio de dois teatrólogos - Bertolt Brecht e Augusto Boal, a pesquisa aponta para "pontos de aproximação que permitem a configuração da manifestação teatral como um legítimo evento democrático" e culmina na proposta de uma peça Foro-Didática. Além do trabalho científico, o pesquisador também realizará uma oficina de peças Foro-Didáticas e apresentará a performance Lembranças.
Vanéssia Gomes, doutoranda no Programa Pós Graduação em Teatro (PPGT), também participa do mesmo evento no México, onde apresentará a pesquisa "Procedimentos de Atuação teatral - Os caminhos do acontecimento nas festas populares". O trabalho aborda os procedimentos de atuação teatral presentes nas manifestações tradicionais populares e traz as experiências criadas e executadas por brincantes, mestras e mestres que partem de práticas cênicas construídas e repassadas entre si, e entre grupos.
"Intento colaborar com artistas/pesquisadores(as) de teatro que tomam como referência estas práticas para suas criações, resultando em diversos tipos de aproximações, diálogos, encontros e similitudes. Proponho a articulação de matrizes que possam ser deflagradoras de novos campos de investigação a partir da cena popular", afirma Vanéssia.
Sobre o PIAA-PG
O Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PIAA-PG) da Udesc Ceart apoia a participação de discentes de pós-graduação em eventos técnico-científicos internacionais, na modalidade presencial.
Por meio da participação em congressos, seminários, simpósios e eventos similares, os pós-graduandos apresentam trabalhos relacionados às pesquisas em andamento nos seus respectivos cursos de mestrado ou doutorado. Além de socializar e debater a pesquisa científica, a participação nestes eventos promove troca de experiências e atualização de conhecimentos.
O edital é lançado uma vez ao ano. A previsão é que o próximo seja lançado em dezembro, para participação em eventos de 2024.
Saiba mais aqui.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350