Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/12/2022-20h08

Udesc Ceart lança edital para participação de estudantes de pós-graduação em eventos internacionais

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lança edital do Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação da Udesc Ceart (PIAA-PG). O programa visa apoiar financeiramente estudantes da pós-graduação com passagens internacionais e seguro-viagem, para a participação em eventos técnicos-científicos internacionais presenciais no ano de 2023.

O auxílio destina-se à apresentação de trabalhos relacionados à pesquisa de mestrandos e doutorandos em congressos, seminários, simpósios e similares promovidos por instituições de ensino superior, associações profissionais ou instituições de estudo e/ou pesquisa.

Inscrições

O edital está dividido em duas chamadas: a primeira, será para os eventos realizados entre os dias 1° de maio e 31 de agosto de 2023, e as inscrições acontecerão de 8 a 15 de fevereiro. A segunda chamada terá inscrições de 4 a 11 de abril, para os eventos entre os dias 1° de julho e 30 de novembro de 2023.

As inscrições serão feitas através de um formulário online, a ser disponibilizado no site da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Ceart. Os documentos necessários para inscrição são: ficha de inscrição, exposição de motivos, comprovante de matrícula, histórico escolar, cópia do aceite do trabalho ou justificativa, cópia do trabalho ou justificativa, cópia do folheto ou site do evento, orçamento atualizado da passagem, além dos demais documentos necessários para a modalidade de ação afirmativa.

Para concorrer neste edital, o aluno deverá estar matriculado regularmente em Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Udesc Ceart a no mínimo dois semestres no mestrado ou doutorado. Também, não ter sido contemplado com recursos para passagens em eventos no exterior ao longo do curso de pós-graduação. É vedada a participação de estudantes que tenham solicitado prorrogação do prazo para a defesa da dissertação ou tese, e o pós-graduando poderá ser contemplado neste edital uma única vez ao longo do curso.

Ações Afirmativas

Os recursos serão distribuídos em três modalidades de inscrição, sendo duas de ações afirmativas e uma de ampla concorrência: A primeira modalidade de ação afirmativa prevê cota de 30% para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas, trans (transexuais, transgêneros ou travestis) ou pessoa com deficiência. A segunda modalidade também prevê 30% dos recursos para candidatos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Por fim, os demais 40% ficam para candidatos da modalidade de ampla concorrência.

As solicitações de auxílio submetidas ao e dital serão ranqueadas pela Comissão de Ações Afirmativas (Cafi) da Pós-Graduação da Udesc Ceart, aprovadas pela Comissão de Pesquisa do Centro e homologadas pelo Conselho de Centro (ConCeart).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h