Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/02/2020-16h15

Práticas em enfermagem baseadas em evidências são apresentadas na Udesc Oeste

Apresentação foi feita em Chapecó - Foto: Divulgação
Duas professoras do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) compartilharam o conteúdo do curso "O cuidado em saúde informado por evidências", do Instituto Joanna Briggs (JBI, na sigla em inglês), com docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, no dia 10.

A apresentação realizada pelas professoras Danielle Bezerra Cabral e Maria Luiza Bevilaqua Brum buscou socializar os conhecimentos científicos e os resultados de pesquisas oriundas de demandas do curso realizado.

Financiado pelo Programa de Apoio ao Ensino de Graduação da Udesc (Prapeg), o projeto foi desenvolvido pelas professoras Danielle (coordenadora) e Maria Luiza e pelos acadêmicos  Carolina Eisenhut, Jakeline Borsoi, Iasmin Marchi e Gabriel dos Santos.

De acordo com Danielle, a iniciativa também visou estimular os professores a realizarem o curso do JBI, "a fim de formarmos um grupo de expertises em prática de enfermagem baseada em evidências".

Essa prática requer embasamento em estudos com alto rigor metodológico. "Ela deve nortear o cuidado de enfermagem para uma prática clínica mais qualificada e segura", explica Maria Luiza.

A formação da evidência científica segue estes passos: formulação da questão clínica, busca de evidências, avaliação crítica da evidência encontrada e tomada de decisão em conformidade com os critérios estabelecidos previamente.

Sobre o instituto

O Instituto Joanna Briggs é uma organização internacional de pesquisa e desenvolvimento, sem fins lucrativos, especializada em recursos para prática baseada em evidência destinados a profissionais de saúde.

O JBI tem entidades colaboradoras ao redor do mundo, atuando em várias disciplinas da saúde. O Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs (JBI – Brasil) é a primeira entidade colaboradora no Brasil.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h