Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/11/2021-15h55

Professor da Udesc é reeleito presidente da Associação Brasileira de Alfabetização

Professor Lourival José Martins Filho foi reeleito para a gestão 2022-2023 da Abalf
O professor Lourival José Martins Filho, docente do departamento de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf) para a gestão 2022-2023.

A Abalf foi fundada em 2012 e é uma organização que tem por objetivo articular, acompanhar e fomentar pesquisas e políticas públicas no campo da alfabetização, agregando a participação de sujeitos e instituições envolvidos com essa temática.

A associação congrega profissionais que realizam atividades de docência, pesquisa e outras relativas à alfabetização, envolvendo pesquisadores, professores do ensino superior e educação básica, associações, sindicados, organizações não-governamentais relacionadas com o magistério.

O Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed, acolheu a Abalf para a realização do 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização, realizado de forma online em 2021 e que já conta com mais de 40.000 visualizações no Youtube. O Nape continuará acolhendo a Abalf por mais dois anos, até 2023.

“A Udesc é referência na formação de professores e professoras para a Educação Básica e a alfabetização é uma questão central no Brasil, devendo ser política de estado na luta pelo direito de todos escreverem e dizerem a suas palavras. Com a reeleição vamos manter nossos propósitos, sobretudo na preparação do 6º Congresso Brasileiro de Alfabetização que será realizado na Universidade Federal do Pará em 2023”, afirma o professor Lourival.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h