Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/07/2019-18h03

Professora da Udesc Balneário Camboriú apresenta artigo de economia social na ONU

Vanêssa Simon (à dir.) participou de conferência da Unrisd no fim de junho, na Suíça - Foto: Divulgação

A professora Vanêssa Simon, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou da Conferência "Implantando a Sustentabilidade nos Objetivos de Desenvolvimento: Qual o Papel da Economia Social e Solidária?", que foi realizada pelo Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (Unrisd, na sigla em inglês) no fim de junho, em Genebra, na Suíça.

No evento, que abordou os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) na Agenda 2030, a docente do Departamento de Governança Pública do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) apresentou o artigo "Empoderamento e participação feminina na economia social e solidária: em busca da equidade".

"Oportunidades como essas mostram que temas como redução da pobreza, segurança alimentar, empoderamento da mulher, participação comunitária e geração de trabalho e renda devem ser amplamente debatidos para assegurar que, de fato, todas as pessoas, em todos os países, consigam ser contempladas para se atingir os ODS", diz Vanêssa.

Protagonismo feminino

O artigo traz, por meio de histórias de vida de três participantes da economia social e solidária (ESS) de Santa Catarina, o protagonismo das mulheres nas pesquisas científicas e aborda os conceitos de empoderamento feminino e ESS.

O trabalho demonstra, por exemplo, que, à medida que essas mulheres desenvolvem o senso crítico de si mesmas e do contexto em que estão inseridas, vão tomando atitudes individuais e coletivas para transformar ou acabar com as adversidades que enfrentam.

Vanêssa destaca que, por todas as suas características intrínsecas e apesar das suas incongruências, "a ESS se trata de um espaço profícuo para a atuação das mulheres, um espaço que permite que se tornem sujeitas das ações e protagonistas de suas próprias vidas, além de alterarem sua atuação na sociedade".

Sobre a conferência

A conferência da ONU visa identificar e mobilizar pesquisas de diferentes regiões e territórios que podem contribuir para os esforços de promover a economia social e solidária como meio de implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 é um plano de ação para ser trabalhado até o fim da próxima década que busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. O projeto pretende erradicar a pobreza por meio do desenvolvimento social de forma sustentável para construir uma sociedade mais justa e digna para todos os povos.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vanessa.simon@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h