Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2016-11h24

Professora da Udesc Oeste profere palestra sobre bactéria Salmonella em congresso na Espanha

Participação de docente foi financiada por edital de apoio da universidade estadual - Foto: Divulgação
A professora Lenita Moura Stefani, do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), proferiu uma palestra sobre a bactéria Salmonella no Congresso de Medicina Veterinária e Saúde Animal, que ocorreu no fim de setembro, em Valência, na Espanha.

A docente participou do evento após ter sido contemplada em primeiro lugar no Edital 2016-2 do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), da Udesc, que visa incrementar a visibilidade no exterior da produção intelectual (científica, tecnológica, cultural e artística) e propiciar a aquisição de conhecimentos específicos para o desenvolvimento da pesquisa.

Os resultados apresentados no congresso foram frutos de uma pesquisa realizada pela zootecnista Gabriela Bassi das Neves, egressa da Udesc Oeste, que analisou a Salmonella heidelberg de origem avícola e mostrou a capacidade da bactéria em causar doença e resistir aos tratamentos com antibióticos.

A pesquisa teve orientação da professora Lenita e participações da docente Denise Nunes de Araújo, da zootecnista Eduarda Pick e de quatro mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Udesc Oeste: Jéssica Giuriatti, Maiara Brisola, Regiane Crecencio e Tatiane Mengatto.

Maior presença no campo

A Salmonella heidelberg, presente em diversos países, tem causado intoxicações em seres humanos devido ao consumo de ovos e produtos cárneos de aves comerciais infectadas.

Segundo Lenita, o estudo quantificou a expressão do gene de virulência invA, no qual se observou presença maior em amostras isoladas diretamente do campo do que as coletadas em frigoríficos.

"Tais achados podem contribuir para o melhor entendimento sobre o estabelecimento da doença causada por esta bactéria em animais e humanos", diz a docente da Udesc Oeste.

Julgadora

No congresso, além da palestra, a professora Lenita participou como julgadora de pôsters, coordenou a apresentação de outras conferências e conheceu também professores e pesquisadores.

Segundo ela, o objetivo do edital do Proeven, de estabelecer redes de contato e divulgar internacionalmente a marca da Udesc, foi atingido com sua participação no congresso espanhol.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Participação de docente foi financiada por edital de apoio da universidade estadual
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h