Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/12/2025-17h42

Professora representa Udesc Cefid no 2º Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva

Professora Soraia Tonon da Luz (à esq.) esteve em Brasília para evento do governo federal - Arte: Divulg.
A professora Soraia Cristina Tonon da Luz representou o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, no 2º Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e por mais quatro ministérios entre 2 e 4 de dezembro, em Brasília (DF).

O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3, e reuniu especialistas, instituições, gestores públicos e usuários, além da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e coordenadores do Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva (SisAssistiva), entre os quais a professora Soraia.

O SisAssistiva é uma das principais ações do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação no Plano Novo Viver sem Limite, do governo federal.

O sistema de laboratórios permite o compartilhamento de informações, metodologias e estratégias que guiarão o desenvolvimento e a implementação de iniciativas assistivas, garantindo que os projetos selecionados contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e ampliem suas oportunidades de participação plena na sociedade.

O evento foi organizado pelo Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (Cita), composto pelo MCTI e pelos seguintes ministérios: Direitos Humanos e Cidadania; Saúde; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Educação. A programação incluiu painéis técnico-científicos, grupos temáticos e atividades com os participantes.

Amput SUS

Em 2023, o projeto da Udesc Cefid, o Amput SUS, foi uma das 28 propostas de todo o Brasil aprovadas e contratadas em chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor global de R$ 72,5 milhões, e a universidade recebeu os recursos da sua proposta no fim de 2024.
 
O Amput SUS possibilitará a construção de uma oficina de próteses no centro, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, que desenvolverá recursos tecnológicos inovadores para soluções protéticas em amputados de membros inferiores usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com atualização e estruturação da prescrição.

O Amput SUS integra o Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid e atua em parceria com o projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), ambos coordenados pela professora Soraia Tonon da Luz, com amplo atendimento à comunidade e realização de pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT). Na semana passada, houve um curso de próteses no auditório do centro com integrantes dos projetos.

Além disso, o Amput SUS lançou recentemente seu perfil no Instagram.

Inovações para reabilitar amputados

De acordo com a professora Soraia, o Amput SUS "tem um olhar muito vinculado a três documentos do Ministério da Saúde, que são as diretrizes de saúde da pessoa amputada, o guia de prescrição protética e a Tabela OPM SUS, na qual há as prescrições para amputação de membro inferior". 

"Quando nós nos debruçamos em cima dos três documentos oficiais do Ministério da Saúde, nós constatamos um itinerário terapêutico e reabilitativo caótico das pessoas amputadas para terem não somente acesso a próteses, mas principalmente à reabilitação", explica.

A docente ressalta que o projeto de tecnologia assistiva da Udesc Cefid inova ao "olhar para esses documentos e, para além disso, oficializar a construção da oficina protética junto ao Laboratório de Biomecânica, que é um espaço reabilitativo inovador, com todos os recursos que nós já temos, desde termografia a avaliações de marcha com esteiras instrumentadas, com avaliações cinéticas, biomecânicas, cinemáticas e dinamométricas".

Assim, o Amput SUS abrirá "a possibilidade de inovar em componentes protéticos que sejam de custo efetivo para o SUS. Atualmente, as próteses do SUS têm baixa adaptação e baixo conforto de forma geral e acabam dificultando a reabilitação".

"Além disso, existem poucos centros especializados em reabilitação em Santa Catarina para conduzir o paciente no momento de receber a prótese e ser reabilitado", comenta a professora Soraia.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas no perfil do Amput SUS no Instagram.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid*
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637

* Com informações da Assessoria de Comunicação do MCTI 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h