Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/07/2022-12h44

Professoras de Enfermagem da Udesc Oeste realizam viagem de estudos na Europa

Professoras Denise e Kátia, da Udesc, com a Professora Fátima da Universidade de Minho - Foto: Divulgação
Em julho, as professoras Denise Antunes de Azambuja Zocche e Edlamar Kátia Adamy, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizaram uma missão de estudos na Universidade de Ëvora, em Évora, e na Universidade do Minho, em Braga, ambas em Portugal.  

Entre os dias 7 e 8, as docentes da Udesc visitaram a Universidade de Évora, onde foram recebidas por Manuel José Lopes, diretor da instituição, e por Ermelinda do Carmo Valente Caldeira.

Além de professora da instituição portuguesa, Ermelinda é supervisora do estágio que vem sendo realizado na universidade por Débora Rafaelly da Silva Vicente, aluna do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atençao Primária à Saúde (MPEAPS), da Udesc Oeste.  

Kátia Adamy, docente do MPEAPS, explica que, desde fevereiro, Débora vem realizando atividades em serviços de saúde de Évora “para conhecer os registros de Enfermagem da região, já que esse é o tema de sua dissertação”. A professora é orientadora da mestranda.  

Universidade do Minho

Em 11 de julho, as professoras da Udesc Oeste visitaram a Universidade do Minho, onde foram recebidas pela vice-presidente da escola de Enfermagem do Minho, Clara Maria Faria Simães Mendes, pela diretora de Investigação da instituição, Helena Rafaela Vieira do Rosário, e pela professora Maria de Fátima da Silva Vieira Martins.

A professora Fátima é coorientadora de Wanderson Luis Teixeira, mestrando orientado por Denise Antunes de Azambuja Zocche, coordenadora do MPEAPS.  

“Além de acompanhar o desenvolvimento dos estágios de nossos mestrandos, buscamos estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e vivências internacionais de docentes e discentes do mestrado”, explica Denise.

Congresso na Espanha  

Entre 12 e 15 de julho, as duas professoras participam do 11º Congresso Íbero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), na Universidade da Corunha, na Espanha, para ministrar o workshop “O uso da pesquisa participativa na produção de tecnologias em saúde”.

No workshop, serão apresentados trabalhos desenvolvidos no MPEAPS, dos mestrandos Wanderson e Patricia Poltronieri, que estão relacionados ao macroprojeto “Desenvolvimento de tecnologias para a implantação e implementação da sistematização da assistência”, que tem financiamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Serão apresentados:

  • "Tecnologias para o raciocínio clínico do enfermeiro: revisão integrativa". Autores: Edlamar Kátia Adamy, Patrícia Poltronieri e Elisangela Argenta Zanatta (Udesc Oeste)
  • "Definição de temas e conteúdos para construção de guia de consulta de enfermagem no pré-natal". Autores: Denise Antunes Azambuja Zocche, Wanderson Luis Teixeira (Udesc Oeste) e Maria Fátima Silva Vieira Martins (Universidade do Minho).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professoras Denise e Kátia com a mestranda Débora na Universidade de Évora
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h