Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2019-14h33

Programa da Udesc para reabilitação de amputados seleciona alunos voluntários

Inscrições devem ser feitas no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid - Foto: Secom
O programa de extensão Reabilitar e Integrar – Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está selecionando estudantes de graduação da unidade para atuarem como voluntários.

Podem se inscrever graduandos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Fisioterapia. 

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid, nos períodos matutino e vespertino. A seleção permanecerá em aberto ao longo do ano. 

Prática clínica

Segundo a professora Soraia Cristina Tonon da Luz, uma das coordenadoras da iniciativa, os alunos selecionados "poderão aprimorar sua formação, vivenciando a prática clínica com pessoas que sofreram amputação de membros (aferir sinais vitais, fazer avaliação, planejar tratamentos e executá-los), tendo assim a oportunidade de criar vínculo entre terapeuta e paciente".

Todas as atividades são supervisionadas por profissionais e os estudantes selecionados para o projeto participam de uma capacitação. As horas de dedicação ao voluntariado poderão ser validadas como atividades complementares do curso.

As atividades consistem em:

  • Atendimentos individualizados às pessoas amputadas, realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid. Incluem avaliação fisioterapêutica específica para as pessoas amputadas, elaborando objetivos do tratamento e executando o plano de assistência fisioterapêutica. Horários: Terças-feiras, das 13h50 às 15h30, e quintas-feiras, das 13h às 15h30. 
  • Escola de marcha: Atendimentos realizados em grupo na Clínica Escola de Fisioterapia, para pacientes que utilizam a prótese ou que não as possuem e utilizam dispositivos auxiliares para a marcha (como muletas, andadores, cadeiras de rodas). São realizadas avaliações, atividade física adaptada, exercícios em grupo, rodas de conversa, wii reabilitação. Terças e quintas-feiras, das 13h às 14h40.
  • Posturologia em amputados: Atendimentos em grupos na Clínica Escola de Fisioterapia, junto aos demais atendimentos para pacientes que já participam da escola de marcha. São realizadas condutas voltadas à melhora postural dos indivíduos, com técnicas de pilates e neopilates, pautas posturais de reeducação postural global (RPG) e hipopressivos.
  • Notificação hospitalar: Acolhimento do paciente em pós-operatório imediato de amputação de membros inferiores no Hospital Regional de São José. O projeto disponibiliza um graduando e um profissional para realizar a ação, coletando dados e entregando ao paciente um kit de orientações sobre cuidados com o coto, informações sobre o projeto e uma faixa elástica compressiva. Esta ação não possui data e horário fixo.
  • Grupo de Estudos de Indivíduos Amputados (Geamp): Desenvolve atividades de discussão em grupos, com o objetivo auxiliar os graduandos na elaboração e execução dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), elaboração de artigos científicos, dissertações de mestrado, atividades de capacitação e de coleta de dados. Realizado no Laboratório de Biomecânica, às sextas-feiras, das 9h às 12h.
                  
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biomecanica.cefid@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8670, 3664-8653 e 99660-4000.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Inscrições devem ser feitas no Laboratório de Biomecânica da Udesc Cefid
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h