Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/12/2017-15h00

Programa da Udesc que ensina inovação para crianças recebe apoio financeiro internacional

Professor Jara em ação com turma inclusiva do Instituto Guga Kuerten. Foto: Esag Kids
O programa de extensão Esag Kids, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi contemplado com quase R$ 35 mil em recursos por meio de um programa de apoio financeiro da Embaixada da Austrália para ações desenvolvidas em países da América Latina.

Coordenado pelo professor Eduardo Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o programa utiliza uma metodologia inovadora para abordar, de forma lúdica, temas como inovação e empreendedorismo com crianças e adolescentes.

Segundo o docente, os recursos garantem a impressão de um lote de 5 mil exemplares da segunda edição do Manual do Empreendedor Mirim – revista e ampliada, a nova versão da publicação terá 300 páginas, um novo layout e "muito mais conteúdo".

Projetos criativos

Os manuais são distribuídos nas oficinas promovidas pelo programa, nas quais os participantes são estimulados a idealizar, elaborar e apresentar projetos criativos. Desde a criação do Esag Kids, em 2015, mais de 5 mil jovens já foram contemplados.

Batizada de Canvas Kids, a metodologia é inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de start-ups. Nos encontros, também são trabalhados temas como empreendedorismo social, verde e de negócios, economia criativa e planejamento.

As atividades têm participação de voluntários – acadêmicos e docentes da Udesc Esag, entre outros apoiadores – atuando como monitores, e na Udesc, as oficinas incluem um tour por diversos espaços do campus, visando aproximar os visitantes do ambiente acadêmico.

Desde 2016, a abordagem do Esag Kids passou a ser replicada em outras instituições e, em setembro deste ano, foi realizada a primeira ação nacional do Esag Kids, com atividades simultâneas em seis cidades brasileiras.

No mês passado, a criação da metodologia também rendeu ao professor Jara a segunda colocação no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense 2017, na categoria "Protagonista da Inovação" – foi a primeira vez que uma iniciativa relacionada à educação foi contemplada.

Escolas da Capital

"A proposta encaminhada à Embaixada da Austrália foi fazer com que o Esag Kids chegue a todas escolas municipais de Florianópolis, nosso próximo desafio", afirma o professor, que receberá representantes do órgão apoiador no ano que vem para apresentar o programa.

No comunicado enviado ao docente, em nome do Governo da Austrália, o embaixador para o Brasil John Richardson reitera votos de "pleno êxito neste e em futuros projetos".

Saiba mais sobre o programa Esag Kids pelo site www.esagkids.com.br, no qual é possível fazer o download do Manual do Empreendedor Mirim em formato digital.

Acesse a página do programa no Facebook.

Leia mais:

27/11/2017 - Turma inclusiva do Instituto Guga Kuerten participa de oficina do programa Esag Kids na Udesc

06/11/2017 - Professor da Udesc é um dos contemplados pelo Prêmio Stemmer Inovação Catarinense


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Jara em ação com turma inclusiva do Instituto Guga Kuerten
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h