Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2022-18h09

Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo segue com palestras sobre bioinsumos

Palestra faz parte de disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo - Arte: Divulgação
Nesta sexta-feira, 23, às 10h, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá a palestra "Uso de Bioinsumos e Inoculantes no Brasil". O encontro é voltado para a comunidade acadêmica e para interessados no tema e ocorrerá no Auditório da Biotecnologia. 

A palestra faz parte da disciplina "Tópico Especial Bioinsumos", oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages. Todas as sextas-feiras, durante os meses de setembro e outubro, o programa realizará encontros com convidados externos para abordar o tópico.

O palestrante será o engenheiro agrônomo Fernando Bonafé Sei, doutor em Ciência do Solo e egresso da Udesc Lages. Ele tem experiência nas áreas de microbiologia agrícola, ciência do solo, fixação biológica de nitrogênio, tratamento de sementes, controle biológico e bactérias diazótroficas. Atua na pesquisa e desenvolvimento de produtos na área de biofertilizantes e controle biológico de pragas e doenças. 

Brasil é referência em bioinsumos

Os bioinsumos são os produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico.

Segundo o professor Osmar Klauberg Filho, responsável pela disciplina, a temática é nova no Brasil e a intenção das palestras é estimular a divulgação da área. "O Brasil é um dos expoentes mundiais neste tipo de abordagem que envolve cultura biológica de pragas, biofertilizantes, produtos para biocontrole nas áreas de produção animal, agrícola e florestal", explica ele. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h