Avaliação analisa o desempenho dos programas de mestrado
e doutorado de todo o país. Foto: José Victor Rosa
Os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) alcançaram excelentes resultados na mais recente Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2021 a 2024.
O desempenho reforça a qualidade dos cursos, a boa formação oferecida e o impacto acadêmico e social da instituição.
O principal destaque foi o
Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), que subiu para a nota 6 - conceito de excelência dado a programas com alto padrão acadêmico e reconhecimento no Brasil e no exterior.
Para a coordenação, o resultado representa um marco na trajetória do programa, que possui como área de concentração a História do Tempo Presente, sendo o único no país com esse foco. “Foi destacada a excelência da nossa produção intelectual, além das ações de extensão e da internacionalização. O resultado também valoriza a qualidade das dissertações de mestrado e teses de doutorado”, relata Silvia Arend, primeira e atual coordenadora do curso.
Outro avanço significativo foi registrado pelo
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN), que evoluiu da nota 4 para a nota 5, consolidando-se entre os programas de alto desempenho.
De acordo com a coordenação, a conquista reflete o amadurecimento institucional do curso. “Esse resultado expressa a consolidação de uma proposta formativa comprometida com o desenvolvimento socioambiental, com forte inserção territorial e impacto social”, avalia o coordenador Jairo Valdati.
O coordenador destaca ainda o papel do trabalho coletivo e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. “A nota 5 é um incentivo para seguirmos buscando excelência acadêmica e fortalecendo o PPGPLAN”.
Programas que mantiveram seus conceitos
Além dos avanços, dois programas da Udesc Faed mantiveram seus conceitos, demonstrando estabilidade e consistência acadêmica.
O
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) permaneceu com nota 5, reafirmando o compromisso com a qualidade acadêmica, a relevância social da pesquisa em Educação e a formação crítica de profissionais e pesquisadores.
“É um grande encorajamento para trabalharmos de modo cada vez mais dedicado, responsável e atento às demandas da sociedade”, destaca a coordenadora Luciane Mulazane. “O resultado consolida o PPGE da Udesc como referência na área da Educação.”
Já o
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) manteve o conceito 4, reafirmando sua solidez acadêmica e institucional. A comissão avaliadora destacou o PPGInfo como “muito bem organizado e planejado”, evidenciando sua consolidação no cenário nacional da área de Comunicação e Informação e Museologia, observou a coordenadora Lani Lucas.
Reconhecimento ao trabalho coletivo e à trajetória da Udesc Faed
A diretora da Udesc Faed, Cláudia Mortari, avaliou que os resultados reforçam o avanço e a qualificação dos programas do centro. “É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos, que é comprometido com pesquisa, docência e formação de pesquisadores e professores, como também com a produção de conhecimento em âmbito nacional e internacional”, afirmou.
A Avaliação Quadrienal da Capes analisa o desempenho dos programas de mestrado e doutorado de todo o país a partir de critérios como produção intelectual, formação de recursos humanos, impacto social e inserção nacional e internacional. Os resultados obtidos pela Udesc Faed refletem o trabalho conjunto de docentes, discentes, técnicos administrativos e egressos, além do compromisso institucional com a qualificação contínua da pós-graduação.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail:
comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935