Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/05/2023-18h03

Projeto Asas e Raízes da Udesc Esag apresenta resultados a secretarias estaduais parceiras

Equipe do projeto é recebida pelo secretário de administração prisional do Estado, Edenilson Schelbauer - foto: Jaqueline Noceti/ASCOM SAP
A equipe do projeto de pesquisa Asas e Raízes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que promove ações de ressocialização e garantia de direitos de mulheres no sistema prisional do Estado, esteve nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, com os secretários de estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermman, e da Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer, para apresentar resultados das ações.

O projeto envolve o grupo de pesquisa Sapientia, coordenado pela professora Clerilei Bier no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, e o programa de extensão Ecomoda Udesc, ligado ao Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), liderado pela professora Neide Schulte. A parceria resultou em uma capacitação em ecomoda para as mulheres presas e na elaboração de duas cartilhas distribuídas a elas com informação sobre seus direitos.

As cartilhas foram enviadas à Penitenciária Feminina de Florianópolis, Defensoria Pública, Departamento de Administração Prisional (Deap) e Instituto Arco Íris, entre outras organizações que trabalham com esse público. O projeto contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Baixe as cartilhas:

Assistência Social

Na segunda-feira, 29, a equipe detalhou o desenvolvimento do projeto em reunião com a secretária interina da SAS. “Percebemos que as mulheres têm muito mais dificuldades que os homens ao saírem do sistema de detenção”, explica a coordenadora do projeto, professora Clerilei Bier, da Udesc Esag. “A qualificação profissional é um suporte para oferecer possibilidade de ressocialização”.

Maria Helena Zimmermman ressaltou a união de esforços entre vários órgãos para executar ações voltadas a essas mulheres e destaca que garantir que elas saibam e possam acessar seus direitos é fundamental para evitar que voltem à criminalidade. “Estamos trabalhando juntos para que essas mulheres tenham oportunidades e não precisem retornar ao crime”, disse a secretária.

Administração Prisional

Na terça-feira, o grupo da Udesc esteve com o secretário da SAP, Edenilson Schelbauer, que destacou a importância desse tipo de parceria para a ressocialização dos presos em Santa Catarina. “Nossa meta, enquanto agentes públicos, é oferecer condições dignas e efetivas de ressocialização e melhor qualidade de vida à população privada de liberdade”, disse o secretário responsável pelo sistema prisional do Estado.

A professora Neide Schulte, do Ecomoda Udesc, falou sobre o desenvolvimento das capacitações para essas mulheres. “Nossa intenção é que esse conhecimento adquirido seja revertido em produtos e serviços para gerar renda a elas, fortalecendo esse vínculo com a ressocialização”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
 

Com informações das assessorias de imprensa da SAS e SAP

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do projeto é recebida pelo secretário de administração prisional do Estado, Edenilson Schelbauer
  • Equipe do projeto se reúne com secretária interina da assistência social de SC, Maria Helena Zimmermann
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h