Jovens fieram capacitação para atuarem como
auxiliares de escritório - Fotos: Divulgação
O projeto de extensão Udesc Jovem, do
Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, formou a primeira turma deste ano, composta por adolescentes de Ibirama que realizaram capacitação para Auxiliar de Escritório. A formatura ocorreu no último fim de semana.
Coordenado pela professora Valkyrie Vieira Fabre, o projeto oferece cursos gratuitos de curta duração para capacitar jovens da Região, feitos em parceria com as prefeituras. As formações são planejadas especificamente para os públicos-alvos, com foco no diferencial competitivo e na ampliação das oportunidades de trabalho e renda.
A primeira turma iniciou atividades em julho e foi feita em parceria com a Prefeitura de Ibirama. Viabilizada com a aprovação do projeto no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Ibirama (CMDCA), a formação foi financiada com recursos do Fundo da Infância e Adolescência de Ibirama (FIA) e teve como objetivo capacitar adolescentes do município, com idades de 14 a 17 anos, para o primeiro emprego.
Oportunidades
"Com o certificado em mãos e o conhecimento adquirido durante o curso, esses jovens terão mais oportunidades na busca pelo primeiro emprego, seja como jovens aprendizes, para aqueles a partir de 14 anos, ou como estagiários, a partir de 16 anos", afirma a professora Ilda Valentim.
"A turma de adolescentes de Ibirama surpreendeu as expectativas dos professores pela dedicação e sede de conhecimento", destaca Valkyrie. "Com chuva ou sol, foram 12 sábados seguidos, entre julho e outubro, que os adolescentes optaram por deixar suas casas para vir à Udesc se capacitar profissionalmente."
Segundo o professor Fernando Scheffer, que lecionou disciplinas voltadas ao comportamento pessoal e profissional, além da dedicação às disciplinas, os jovens demonstraram "comprometimento com o que se propõem a fazerem, um diferencial que lhes trará várias oportunidades na vida profissional".
Recursos do FIA
Geridos pelo CMDCA, os recursos do FIA são provenientes da destinação do imposto de renda de pessoas físicas e jurídica, que escolhem deixar parte do imposto devido para ações que beneficiem crianças e adolescentes de seu município, conforme explicam os professores Sérgio Marian e Diego Rafael Stüpp, da Udesc Alto Vale.
Os dois docentes integram o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) do centro de ensino, que orienta como fazer a destinação corretamente em sua declaração de imposto de renda.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
valkyrie.fabre@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009