Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/02/2023-15h19

Projeto da Udesc Laguna lança áudio-descrição sobre edifício do Centro Histórico

Vídeo foi lançado durante evento - Fotos: Div.
O projeto de extensão A Cidade Falada, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou uma descrição narrada por voz do Cine Teatro Mussi, edifício do Centro Histórico de Laguna. Acesse a descrição no YouTube.

Idealizado e coordenado pela professora Carolina Stolf Silveira, o projeto busca realizar descrições e oferecer informações detalhadas sobre os espaços públicos, de caráter arquitetônico, paisagístico e urbanístico.

Os textos gerados são narrados por voz, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e possibilitar que o ouvinte possa desfrutar das informações por áudio enquanto observa o objeto descrito. Além disso, o projeto oferece janela em Libras para pessoas com surdez e também a tradução para outros idiomas, contemplando estrangeiros.



Mostra de dança

A descrição do Cine Teatro Mussi foi inaugurada no final do ano passado, ainda sem a janela Libras, com o espetáculo "Dança Laguna", coordenado pelo projeto de extensão Dança é Vida.

Uma mostra gratuita de dança em diversas modalidades, a ação reuniu grupos da região e teve casa cheia, com a presença de aproximadamente 270 pessoas. Além de vivenciarem a experiência de espectadores, os participantes também puderam ajudar com a doação de alimentos para a  Rede Feminina de Combate ao Câncer.

No evento, pela primeira vez, a apresentação contou com áudio-descrição profissional com narração simultânea, com a presença do pedagogo José Carlos Rodrigues, consultor em acessibilidade e pessoa com deficiência visual, e a narração de Carla Azevedo, psicóloga e áudio-descritora.

Além de colaborar para oferecer um evento mais acessível, o projeto foi capaz de fomentar a curiosidade dos espectadores em geral, que rapidamente buscaram pelos fones para acompanhar a áudio descrição enquanto contemplavam o espetáculo.

A descrição do Cine Teatro Mussi, assim como outras do projeto, está disponível no canal do Youtube do A Cidade Falada.

Mais informações

Mais informações sobre o Projeto de Extensão podem ser obtidas pelo e-mail carolina.silveira@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vídeo foi lançado durante evento
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h