Udesc Cefid apresentou obra para reitor José Fragalli,
equipe e deputada Luciane Carminatti - Fotos: Divulg.
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) recebeu o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professor José Fernando Fragalli, e integrantes da Gestão 2024-2028 da Udesc nesta terça-feira, 23, para uma série de atividades.
A programação começou de manhã, com o reitor e sua equipe sendo recepcionados pela diretora-geral da Udesc Cefid, professora Suzana Matheus Pereira, e pelos demais gestores do centro na Sala de Reuniões, na Casa da Direção-Geral.
Ao falar sobre ações do seu mandato, Fragalli destacou a força e o respeito que a Udesc tem em eventos nacionais com outras instituições de ensino superior e também ressaltou as contribuições da universidade para a sociedade catarinense. "Isso nos dá a certeza de que a Udesc é positivamente diferente", afirmou.
O reitor esteve acompanhado na reunião pela pró-reitora de Ensino, professora Julice Dias; pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sérgio Henrique Pezzin, de Planejamento, técnico Gustavo Pinto de Araújo, e de Administração, técnico Pedro Girardello da Costa; pelo coordenador de Articulação e Representação junto à Reitoria, professor Paulo Cezar Cassol; e pelo coordenador de Engenharia, Projetos e Obras, professor Alberto Lohmann.
Só não puderam participar a vice-reitora, professora Clerilei Aparecida Bier, que está de férias, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, professor Rodrigo Figueiredo Terezo, que está de licença-saúde.
Pela Udesc Cefid, compareceram docentes, técnicos e gestores, entre os quais as diretoras de Ensino de Graduação, professora Thaís Silva Beltrame, de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Caroline Ruschel, e de Extensão, professora Elaine Paulin, e o diretor de Administração, técnico Ismael Franz.
A reunião contou também com os chefes dos departamentos de Educação Física, professor Joris Pazin, e de Fisioterapia, professor Marlus Karsten; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), professora Alexandra Folle; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), professor Rodrigo Okubo; e a coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia (CEF), professora Luciana Sayuri Sanada. O chefe do Departamento de Ciências da Saúde, professor Rudney da Silva, não conseguiu participar do encontro devido à banca de qualificação de mestrado previamente agendada.
Ações da Reitoria
Na reunião, foram tratados temas como o quadro de pessoal da universidade, com a Reitoria destacando que já obteve a reposição de quase 45 técnicos junto ao governo estadual desde abril de 2024; o novo plano de carreiras, que foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em julho deste ano e agora está em etapa de diligências entre a Udesc e a Secretaria de Estado da Educação (SED); e bolsas e auxílios estudantis, que já tiveram atualização de valores duas vezes na atual gestão e aumento do quantitativo.
Além disso, os gestores da Reitoria falaram sobre relacionamento interinstitucional; investimentos em formação docente e estudos para atualização da Resolução nº 029/2009 do Consuni, sobre ocupação docente; editais para pesquisa e pós-graduação; e ajustes internos na distribuição de passagens aéreas entre os centros.
Integrantes da Gestão 2024-2028 também trouxeram detalhes sobre consultorias em andamento para implantar melhorias na universidade. Uma delas é na área do ensino, sobre questões como projetos pedagógicos de cursos (PPCs) e evasão, com estudo-piloto em três centros e intenção de ampliar o debate em outras unidades, incluindo a Udesc Cefid, no próximo ano.
Outra consultoria mencionada está mapeando a gestão administrativa da universidade para propor um novo sistema, que interligue os sistemas internos atuais, tenha soluções de robotização e inteligência artificial e dialogue com sistemas externos de uso obrigatório pela Udesc para agilizar e melhorar fluxos e processos.
Os gestores abordaram ainda estudos para impulsionar a universidade em energia limpa e sustentabilidade, com intenção de ampliar maciçamente os sistemas de energia solar, e para implantar moradia estudantil.
"Pelas falas, podemos perceber que a proposta de mudar a Udesc está acontecendo, e o Cefid faz parte disso", destacou a diretora-geral do centro, professora Suzana, na reunião.
Novos cursos e obras
A criação de novos cursos de graduação na Udesc também foi outro item da pauta. O reitor Fragalli informou que a gestão tem pedido aos centros interessados que elaborem seus projetos, façam a aprovação internamente e depois os encaminhem para análise inicial na Reitoria e posterior no Conselho Universitário.
Fragalli disse que há dois projetos sendo trabalhados pelos centros atualmente (Terapia Ocupacional na Udesc Cefid e Medicina na Udesc Laguna) e que, para implantação em ambos os casos, será necessário conquistar o aumento do repasse mensal de recursos da receita líquida disponível do Estado para a universidade, via duodécimo, e também ajuste no plano de carreiras para prever mais vagas de docentes e técnicos.
Esses dois pontos-chaves dependerão de uma série de aprovações, primeiro nas instâncias do Consuni e depois junto ao governo estadual e à Assembleia Legislativa (Alesc).
Além disso, o reitor destacou que há outro debate a ser retomado futuramente no Conselho Universitário, sobre cursos que foram aprovados anos atrás, mas não chegaram a ser implantados devido aos critérios da Resolução nº 021/2015 e encontram-se sobrestados até hoje.
Em relação ao Novo Cefid, Fragalli reforçou o apoio da Reitoria à realização de concurso público nacional para definir o projeto arquitetônico, com os objetivos de obter projetos mais estruturados e empresas mais capacitadas e de fazer contratação que premie técnica e qualidade, dentro dos critérios estabelecidos pela Lei Federal nº 14.133/2021.
A diretora-geral Suzana ressaltou que a realização do concurso será inovadora para toda a Udesc e também para Santa Catarina, pois não é feita por instituições estaduais catarinenses há 20 anos, falou sobre as bases do concurso alinhadas com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) após reunião realizada na sexta-feira passada, 19, e agradeceu à Reitoria pelo apoio.
"O que estamos pensando para o concurso é o caminho certo, de entregar um bom projeto para que o Cefid continue sendo um orgulho para todos nós", afirmou Suzana.
A Udesc Cefid fará os ajustes sugeridos pelo TCE-SC e dará andamento para lançamento do edital o mais breve possível, por meio de contrato com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Santa Catarina (IAB-SC). A empresa que ficar em primeiro lugar no concurso assinará contrato com a universidade para a realização dos outros anteprojetos.
Giro em dois bairros
Na programação da tarde, a gestão da Udesc Cefid mostrou diversas instalações da unidade, no Bairro Coqueiros, para a comitiva da Reitoria, como as piscinas e a Clínica Escola de Fisioterapia, e apresentou alguns dos docentes doutores pesquisadores do centro, entre os quais Jocemar Ilha, do Núcleo de Pesquisa em Lesão Medular (Nuleme); Fabrizio Caputo, do Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano (Lapedh); Alexandro Andrade, do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape); e Soraia Tonon da Luz, do Laboratório de Biomecânica.
Na sequência, gestores da Udesc Cefid e da Reitoria foram ao terreno do Bairro Capoeiras que abrigará o Novo Cefid para verificar a obra de construção das novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles. Essa atividade também teve a participação da deputada estadual Luciane Carminatti, que é a atual presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e reforçou seu apoio às demandas da universidade.
O terreno pertence ao Governo do Estado e foi cedido para a realização desse projeto da Udesc, que se comprometeu, em contrapartida, a erguer as novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles em parte da área.
No local, a comitiva da universidade conversou com engenheiros da obra da escola, que está dentro do cronograma (confira no vídeo e nas fotos abaixo), e conferiu a parte do terreno, mais acima, onde será erguido o Novo Cefid, com quase 50 mil metros quadrados de área construída e investimento de R$ 170 milhões.
Já as obras da escola foram retomadas em junho deste ano, pela nova empresa responsável por esse serviço, a Construtora LG, com recursos da universidade no valor de R$ 11 milhões. O contrato tem vigência de 390 dias, enquanto o prazo para a execução do serviço é de 360 dias. O projeto estrutural da nova escola prevê prédio pedagógico, área de recreação, estacionamento e quadra descoberta.
Além disso, o centro tem diversas instalações esportivas e a Clínica Escola de Fisioterapia, que é referência na área e presta cerca de 1,3 mil atendimentos gratuitos a pacientes de diversos municípios da Grande Florianópolis mensalmente, por demanda espontânea e encaminhamentos. Confira os serviços da clínica.
A Udesc Cefid também está entre os centros da universidade com mais extensionistas – ao todo, docentes, técnicos e estudantes da unidade realizam hoje mais de 170 ações de extensão nas áreas da saúde e do esporte para a sociedade.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.