Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/06/2018-17h18

Reitoria da Udesc tem todos os setores certificados com Selo Lixo Zero

 
Pró-Reitoria de Ensino (Proen) recebeu o selo recentemente. Foto: Marcelo Cardoso

Os 27 setores que compõem a  Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberam o Selo Setor Lixo Zero. A certificação faz parte do processo de implantação do Udesc Sustentável e visa incentivar a adesão aos pré-requisitos necessários para reduzir a quantidade de resíduos descartados.

Para receber o selo, todos os setores da Reitoria eliminaram as lixeiras individuais e passaram a utilizar a estação destinada a coleta de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Além disso, assumiram o compromisso de separar e encaminhar os papéis recicláveis para o almoxarifado central da Udesc e eliminar o uso de copos descartáveis.

O coordenador da ação na Reitoria e um dos idealizadores do selo, o técnico Marcelo Cardoso, explica que esta ação visa  “eliminar a utilização de copos descartáveis e destinar corretamente os resíduos recicláveis e orgânicos, este último para compostagem".

De acordo com o coordenador geral do programa Lixo Zero na Udesc, Gustavo Kogure, os servidores são instruídos a repensar, reduzir e reutilizar materiais. “Orientamos os colegas a adotarem canecas, copos, pratos e talheres reutilizáveis ao invés dos descartáveis”.


Metas até 2022

Os pré-requisitos para ganhar o Selo Setor Lixo Zero estão de acordo com o protocolo da Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, assinado em fevereiro.

O documento foi protagonizado pela Udesc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e do Instituto Lixo Zero, e estabelece as metas iniciais do programa em cada instituição de ensino até 2022.

A iniciativa surgiu durante a abertura da Semana Lixo Zero Udesc, em outubro de 2017, com a percepção da importância das instituições de ensino superior buscarem soluções sustentáveis reais para um mundo lixo zero.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial e com o técnico universitário Gustavo Kogure, pelo e-mail gustavo.kogure@udesc.br e telefone (48) 3664-8079. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC