Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/06/2025-18h12

Relatório destaca ações e resultados de projeto da Udesc voltado ao cheerleading

Relatório tem 18 páginas - Arte: Divulgação
Um relatório ilustrado lançado nesta semana destaca as ações e resultados do projeto de cultura Udesc Cheer, que foi desenvolvido entre 2022 e 2024 com o objetivo de "fortalecer a conexão entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o cheerleading enquanto prática esportiva, expressão artística e identidade cultural universitária". Acesse o relatório.

Com 19 páginas, o documento resume as principais atividades e conquistas da iniciativa e também retrata o crescimento da modalidade na instituição estadual, que chegou a nove equipes em centros de ensino localizados em sete municípios (veja lista ao final do texto).

Contemplado pelo edital do Campus da Cultura Udesc, o Udesc Cheer teve início no final de 2022, idealizado pelo técnico universitário Rogério Bodemüller Junior. Vinculado ao Centro de Educação a Distância (Cead), Bodemüller é coordenador e criador do programa de extensão Pa-Kua Udesc.

Potencial transformador

Conforme o relatório, "com um olhar sensível para o potencial transformador do esporte, ele reuniu estudantes apaixonadas pelo movimento e pela cultura universitária". As acadêmicas Marina Rodrigues da Rosa e Amanda Araújo (Udesc Laguna), Milena Gabi Dittberner Kern (Udesc Esag) e Gabriela Rodrigues Alves (Udesc Cefid).

Um dos objetivos da iniciativa foi oferecer a estrutura técnica para o desenvolvimento das equipes nos centros de ensino, fomentando, no processo, valores como disciplina, cooperação, autoestima e superação.

O trabalho incluiu treinamentos mensais com especialistas, que reuniram de 11 a 30 atletas por sessão; treinos conjuntos com outras equipes, tais como a Ufsc Cheer e a Mages All Star, com 10 a 15 atletas por sessão; e também treinamentos abertos a novos atletas.

Dentre as parcerias, o projeto teve apoio da Confederação Brasileira de Cheerleading e Dança (CBCD), do Portal Cheer e de diversos coaches e jurados reconhecidos, como Felipe Leal, Luiz Felipe Ulhoa e Samantha Krüger.

Crescimento

Dentre os resultados listados no documento, além do aumento de equipes e atletas, estão a participação em eventos, as conquistas em competições e também números, como as 100 ações realizadas pelo projeto, que impactaram mais de 1,1 mil pessoas.

Em eventos, o relatório ressalta a participação de 93 atletas na modalidade durante os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) de 2024, em diferentes categorias, representando nove centros de ensino.

Praticado de forma espontânea por estudantes da universidade estadual desde 2013, o cheerleading teve caráter somente de apresentação nos jogos até 2022.

Outro destaque são as conquistas do time universitário em competições externas, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2024) e no Cheer Magic Champion.

Também são citadas as apresentações em desfiles e no Parque das Profissões Udesc em 2024.

"O Udesc Cheer foi além de um programa de treinamento, foi um movimento, uma rede, uma vitrine do que é possível quando se acredita no potencial coletivo", afirmam os autores da obra.

Depoimentos

A bolsista Marina Rodrigues destaca o projeto como uma "experiência enriquecedora". "Aprendi sobre bastidores, organização de campeonatos e evolui como atleta e como pessoa.”

A atleta Gabriela Rodrigues ressalta o crescimento da modalidade na universidade estadual graças ao projeto: “Hoje o cheer é respeitado como esporte. Houve investimento, capacitação e visibilidade. O projeto mudou tudo”, afirma.

"O cheer é mais do que performance: é estilo de vida, disciplina, união e evolução constante”, conclui o coordenador Rogério Bodemüller.

Próximos passos

Segundo Bodemüller, após o encerramento oficial do projeto, parte das ações ganhou continuidade com um novo projeto de cultura aprovado pela equipe Cesfi, da Udesc Balneário Camboriú.

"Apesar de não estar vinculado institucionalmente a toda a universidade, o projeto manterá viva a modalidade no campus e poderá inspirar outras iniciativas locais", afirma o técnico.

A modalidade também é uma das confirmadas para a próxima edição do Jiudesc, que ocorre em junho.

"O espírito do Udesc Cheer permanece vivo. Ele se tornou referência, inspiração e ponto de partida para novas jornadas de quem acredita que o esporte transforma", concluem os autores do relatório.

Equipes

Nove equipes universitárias participaram do projeto:

  • Bulldogs - Udesc Joinville
  • Ocean Crew - Udesc Cefid, em Florianópolis
  • Demetra - Udesc Laguna
  • Bárbaros da Serra - Udesc Lages
  • Xerifes - Udesc Oeste, em Chapecó e Pinhalzinho
  • Ceart Cheer - Udesc Ceart, em Florianópolis
  • Starfix Cheer - Udesc Balneário Camboriú
  • Pumas - Udesc Esag, em Florianópolis
  • Faed Cheer - Udesc Faed, em Florianópolis 

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Relatório tem 18 páginas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h