A coordenadora de Eventos Isadora da Silveira viajou à Alemanha
para identificar oportunidades para a Udesc. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou nesta segunda-feira, 28, uma reunião estratégica para avaliar a participação nos Jogos Mundiais Universitários 2025 (
FISU World University Games 2025), maior competição esportiva entre universidades de todo o mundo.
A representação da Udesc no FISU 2025, realizado na Alemanha, foi conduzida pela coordenadora de Eventos, Isadora da Silveira, que acompanhou o estudante de Engenharia de Software, Marco Possamai, durante sua participação nas disputas de tênis de mesa.
Além de oferecer apoio ao atleta, a presença da universidade na competição teve como objetivo observar o funcionamento do evento, identificar boas práticas de gestão do esporte universitário e conhecer iniciativas que podem ser adaptadas à realidade da Udesc.
Os principais aprendizados obtidos nos Jogos Mundiais foram apresentados por Isadora na reunião desta segunda-feira com o reitor, José Fragalli, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Terezo, e o professor Paulo Cassol. O encontro ocorreu no gabinete do reitor, em Florianópolis.
Programa internacional
Um dos destaques da pauta da reunião foi a possibilidade de a Udesc integrar o programa
FISU Healthy Campus. A iniciativa da
Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) visa promover a saúde e o bem-estar da comunidade universitária a partir de ações em áreas como atividade física e esporte, prevenção de doenças, saúde mental, meio ambiente e sustentabilidade, e inclusão social.
A Udesc já trabalha na construção de uma política própria voltada ao esporte – projeto que está em avaliação no Conselho Universitário (Consuni). Conforme Isadora da Silveira, o programa seria então uma oportunidade de integrar esforços e direcionar ações institucionais dentro de parâmetros internacionais.
A coordenadora salienta ainda que a participação no FISU 2025 reforçou o papel estratégico que o esporte pode assumir dentro da universidade. “É fundamental que a gestão da Udesc continue ouvindo as demandas da comunidade acadêmica e absorvendo boas práticas internacionais. O esporte tem múltiplas funções, é formação, é saúde, é pertencimento. E pode ser também uma política institucional efetiva e transformadora”, destaca Isadora.
O pró-reitor Rodrigo Terezo completa pontuando que a presença da Udesc nos Jogos é resultado do trabalho coletivo e do protagonismo estudantil que a instituição busca incentivar cada vez mais. “O esporte tem um papel fundamental na formação integral dos nossos alunos e como estratégia de permanência, inclusão e promoção da saúde. Nosso compromisso é fortalecer as políticas esportivas, ampliando oportunidades e conectando a universidade a programas reconhecidos internacionalmente”, acentua.
Esporte na Udesc
A Coordenadoria de Eventos (Ceven), ligada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), é responsável pela organização das ações esportivas institucionais, como os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) e os Jogos de Integração dos Servidores da Udesc (Jisudesc).
O setor também coordena a delegação da universidade em competições estaduais, nacionais e, agora, internacionais, além de organizar projetos e ações de fomento à prática esportiva entre a comunidade acadêmica.
Sobre o FISU 2025
A 32ª edição da maior competição esportiva universitária do mundo foi realizada de 16 a 27 de julho na região do Reno- Rhur, no Oeste da Alemanha, e na capital Berlim. Cerca de 8.500 estudantes de 150 países participaram das disputas nas seis cidades-sede do evento: Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim an der Rhur, Hagen e Berlim.
O estudante da Udesc Alto Vale, Marco Possamai, representou a Udesc e o Brasil no tênis de mesa. Esta foi a primeira vez que um atleta da universidade chegou ao mundial após percorrer todas as etapas de classificação no país: Jiudesc, Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Além de Marco, outros 199 participantes integraram a delegação brasileira. Os atletas brasileiros competiram em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3x3 em cadeira de rodas, ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.
Mais informações sobre o esporte na Udesc podem ser obtidas pelo e-mail
ceven.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da Agência Brasil
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006