Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2017-14h17

Segunda edição do prêmio Simplifica Udesc selecionará novas propostas a partir de julho

Comissão que premiará melhores ideias em 5 de setembro se reuniu na universidade na quinta-feira - Foto: Divulg. 
A partir de 13 de julho, alunos, professores e técnicos poderão contribuir com ideias para desburocratizar processos nas áreas de ensino, extensão, pesquisa e serviços da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na segunda edição do Prêmio Simplifica Udesc.

O objetivo do prêmio é engajar a comunidade acadêmica a apontar soluções criativas para combater as chamadas “disfunções burocráticas”, ou seja, procedimentos que travam ou dificultam as atividades da instituição, e, a partir disso, criar uma agenda de medidas prioritárias na gestão da universidade.

Para participar, alunos e servidores preencherão um formulário online apresentando um problema e propondo uma solução, que pode ser a extinção, a aplicação, a substituição ou a adequação do procedimento, entre outras opções.

Entre todas as ideias recebidas, serão selecionadas as dez mais qualificadas em cada categoria (alunos, técnicos e professores). Dessas, serão escolhidas três propostas por categoria, e uma delas será definida como a vencedora geral na premiação, que está marcada para 5 de setembro, em sessão do Conselho Universitário (Consuni).

O vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, que preside a Comissão Julgadora do Simplifica, destacou as ações que já foram implementadas a partir da primeira edição do prêmio, realizada no ano passado, e disse que a iniciativa incentiva o interesse das pessoas pela universidade. 

"A expectativa é a gente tentar deixar a universidade mais leve. Ao fazer a segunda edição do prêmio, chamamos a comunidade acadêmica a participar para ajudar a desburocratizar a instituição e tornar as rotinas administrativas mais eficientes e mais ágeis", afirma.

Avaliação e seleção das propostas

As propostas do 2º Prêmio Simplifica Udesc serão julgadas por duas comissões distintas. A comissão executiva é responsável pela etapa eliminatória e será formada pelos técnicos universitários Rosilane Pontes Bernard e Gustavo Kogure, presidida por Taise Moraes Neckel.

Já a comissão julgadora contará com o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi, o técnico Marcio Metzner, o professor Marcos Schimalski do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e o acadêmico Victor Alves Sales, do Curso de Administração Pública do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), e será presidida pelo vice-reitor Leandro Zvirtes.

Também farão parte da comissão julgadora Cândida de Oliveira Tasso, da Procuradoria Jurídica da Udesc, Vitor Corrêa, da Secretaria de Estado do Planejamento, Sabrina Iocken, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Marcio Manoel da Silveira, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e Alexandra Furtado da Silva Dias, da Secretaria de Estado da Fazenda.

Integrantes das duas comissões estiveram reunidos na última quinta-feira, 18, para discutir questões relacionadas à realização do Simplifica como, por exemplo, alterações no edital e novidades na premiação. 

170 propostas

Na primeira edição do Simplifica Udesc, realizada em 2016, foram apresentadas 170 propostas, das quais nove foram premiadas. Cinco delas já foram implementadas:
  • Melhor proposta geral: Automatização de emissão dos atestados de matrícula e histórico escolar (Siga). Enviada pelo aluno João Vitor Piccolo, aluno de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
  • Atualização de certidão negativa de débito (CND) de fornecedores no próprio setor financeiro da universidade. A sugestão foi enviada pela coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makoviecky.
  • Eliminação da impressão de materiais didáticos de ensino a distância (EAD). A autora da proposta, Silvia Costa, é aluna de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead).
  • Fim da necessidade de autenticação de documentos em cartório para a matrícula de novos estudantes. Essa solução foi apresentada pela acadêmica Tayla Siqueira Ruy, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).
  • Redução do número de editais do Programa de Auxílio Permanência Estudantil (Prape), passando de oito por ano para apenas dois. A ideia foi sugerida pelo técnico Douglas Contini Smielewski, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h