Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/10/2017-18h59

Seminário de Engenharia de Software da Udesc Ibirama inicia programação nesta quarta

Evento terá palestras e minicurso - Arte: Divulgação
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, promoverá o Seminário de Engenharia de Software (Semeso 2017) entre esta quarta, 4, e sexta-feira, 6, com quatro palestras e um minicurso.

O evento, que busca o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais e academia, é destinado a engenheiros de software, programadores de computador, administradores de sistemas, técnicos em informática, empreendedores, educadores, professores e alunos.

No Semeso 2017, será ministrado um minicurso pelo professor Paolo Moser para capacitar os participantes na escrita científica com a linguagem Latex, que é um sistema de edição de texto com formatação de alta qualidade, incluindo a produção de documentos técnicos e científicos.

Com inscrições na internet, a capacitação ocorrerá no Laboratório 4 da Udesc Ibirama e terá sete tópicos: instalação e configuração do software; classes de documentos; estruturação de manuscritos; conceitos básicos de tipografia Latex; escrita no ambiente matemático; tabelas e figuras; e citações e referências.

Já as palestras, também com inscrições na internet, serão no Auditório da Udesc Ibirama, nas seguintes datas:

  • 4 de outubro, às 19h30: "Aplicação da otimização em problemas da computação", com o professor Riad Nassife, do campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Blumenau;
  • 5 de outubro, às 19h10: "Programação orientada a agentes", com o professor Jomi Hübner, do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) em Florianópolis;
  • 5 de outubro, às 20h30: "Ontologias: uma breve introdução", com o cientista Joel Carbonera, do grupo de recursos naturais da IBM Research no Rio de Janeiro;
  • 6 de outubro, às 19h30: "Design de jogos: curso, profissão e perspectivas do mercado", com o professor Rafael Kejiio, do campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Florianópolis.
Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do Semeso, professor Tiago Luiz Schmitz, pelo telefone (47) 3357-3077 e pelo e-mail tiago.schmitz@udesc.br.

Ações de extensão

O Semeso integra o programa de extensão Conexão Ceavi, que também promove o projeto Dia D, com a realização de oficinas técnicas para alunos e egressos sobre os cursos da Udesc Ibirama e a divulgação de atividades da instituição, sob coordenação do professor Jaison Sevegnani.

Outra ação do programa é a Incubadora Aderi, que aproxima alunos e professores da economia regional por meio de atividades voltadas à comunidade empresarial, especialmente as empresas incubadas na Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi). O coordenador é o professor Sérgio Marian.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h