Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2022-15h36

Solo na Escola e Sustenta Udesc retomam atividades presenciais e visitação de escolas

Escolas podem agendar visita para participar de ações dos programas - Foto: Arquivo/Ascom Udesc Lages 
Dois programas de extensão do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, estão com a agenda aberta para visitação após retorno completo das atividades presenciais.

Os programas Solo na Escola e Sustenta Udesc, coordenados pelos professores Letícia Sequinatto e Osmar Klauberg Filho, reabriram seus espaços para a comunidade externa. Ambos realizam diversas atividades direcionadas para educadores e educandos da educação básica sobre o tema solos e suas vertentes.

O objetivo principal dos programas é conscientizar sobre a importância deste recurso natural na manutenção da vida no planeta, assim como sobre a necessidade de preservá-lo e conservá-lo, uma vez que está sendo altamente degradado.

Dentre as atividades realizadas, estão: tintas feitas a partir de solos; massinhas de modelar; cores da terra; jogo de tabuleiro sobre poluição do solo; jogos de cartas sobre fauna do solo; painel da biodiversidade; visualização de organismos do solo na lupa; minhocário; ensaio ecotoxicológico com fuga de minhocas; experimento de erosão e monólitos de solo; palestras sobre conservação do solo, biodiversidade e segurança alimentar.

Solo na Escola

Em atividade contínua desde 2015, o programa executa ações com o objetivo de conscientizar sobre a importância do solo na manutenção da vida no planeta. Promove visitação de alunos e professores na universidade para conhecer o tema solos; capacita professores da educação básica para compreender e difundir o ensino sobre solos em sala de aula; produz material didático sobre solos; organiza eventos e outras ações.

Sustenta Udesc

O Programa Sustenta Udesc foi implementado em março de 2020 e integra diversas universidades, secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura e a iniciativa privada. O objetivo é promover a educação para a sustentabilidade e segurança alimentar, integrando as temáticas biodiversidade, água, solo e meio ambiente. As ações incluem palestras, oficinas, formação de professores e produção de material didático.

Agendamento

O agendamento pode ser feito pelos e-mails solonaescola.udesc@gmail.comsustentaudesc@hotmail.com ou pelos seguintes telefones: (49)99965-8856 (Schayanne); (48)99605-2916 (Iasmin); (49)99116-1018 (Kelly); e (49)98803-3415 (Aline).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h