Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/05/2019-18h37

Sorteio definirá centros da Udesc que terão diretores nas câmaras temáticas do Consuni

Secretaria dos Conselhos Superiores realizará sorteio no Plenarinho da Reitoria - Foto: Victor Lacombe
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará sorteio na quarta-feira, 29, às 13h30, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, para definir os centros que preencherão as vagas de diretor nas quatro novas câmaras temáticas do Conselho Universitário (Consuni): de Ensino de Graduação (CEG); de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG); de Extensão, Cultura e Comunidade (Cecc); e de Administração e Planejamento (CAP).

Com transmissão ao site pelo site vc.udesc.br, o sorteio é um dos passos necessários para a implantação das câmaras na universidade estadual.

Elas substituirão os conselhos de Administração (Consad) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que serão extintos com o Conselho Comunitário, conforme a Resolução nº 015/2017 do Consuni.  A Udesc seguirá tendo o Consuni e o Conselho Curador (Concur).

Para agilizar o trâmite de processos na universidade, as câmaras terão poder de decisão terminativa nos assuntos de competência exclusiva das respectivas áreas.

Desse modo, suas deliberações automaticamente se tornarão resoluções e pareceres, sem necessidade de os projetos de cada área passarem ainda pelo Consuni, que analisará as pautas mais abrangentes da universidade.

Composição

Conforme o Estatuto da Udesc após alterações em 2018, a CAP poderá ter de 17 a 21 membros, enquanto CEG, CPPG e Cecc serão formadas por 20 integrantes cada.

Em todas essas câmaras, há uma vaga prevista para diretor de centro da área, que será sorteado para mandato de dois anos, devendo ser respeitado sistema de rodízio entre as 12 unidades da universidade.

Eleições

Além de um diretor de centro, cada câmara terá o pró-reitor da área (no caso da CAP, serão dois, de Administração e de Planejamento) e representantes dos professores, dos técnicos e dos estudantes. Enquanto as vagas de diretor serão sorteadas, as demais serão preenchidas pelo voto da comunidade universitária.

As direções-gerais dos 12 centros da Udesc promoverão a eleição dos representantes dos professores, enquanto a Secretaria dos Conselhos Superiores (Secon) organizará a votação geral para as vagas de técnicos e estudantes. O setor já está elaborando os editais desses dois segmentos e pretende lançá-los em junho.

Após a realização dos pleitos de todas as categorias, a universidade poderá instalar as câmaras e marcar reunião para decretar a extinção do Conselho de Administração, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Comunitário.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secon@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8024.

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 18h15 de 26 de junho de 2019.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h