Karina Marcelino realizou período de doutorado sanduíche na
Austrália. Imagem: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem buscado internacionalizar cada vez mais sua produção científica e seus programas de pós-graduação, por meio de cooperação com instituições de outros países e mobilidade internacional de pesquisadores, sejam professores ou estudantes de doutorado em período sanduíche no exterior.
Fazem parte dessa estratégia diversos programas, com recursos da própria Udesc ou de agências de fomento como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC).
O
Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven) da Udesc está entre as iniciativas para incrementar a visibilidade da produção intelectual da universidade e propiciar que professores pesquisadores agreguem conhecimentos para o desenvolvimento de suas pesquisas. Em 20 anos, o Proeven contemplou 195 docentes, que realizaram 382 viagens para 53 países.
“A iniciativa tem desempenhado um papel crucial na inserção internacional dos docentes da Udesc, possibilitando a participação em eventos acadêmicos no exterior e contribuindo para o crescimento dos programas de pós-graduação”, destaca a coordenadora de internacionalização da pós-graduação da universidade, Geovana Lunardi Mendes.
Os docentes também têm acesso a outras iniciativas, como o
Programa de Bolsas de Pós-Doutorado no Exterior (Prodext) , que neste ano beneficiará 11 professores da Udesc, e o Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG), que apoia, anualmente, cerca de 26 docentes na realização de estágios de curta duração no exterior.
Já os pós-graduandos podem participar de iniciativas externas e de intercâmbios promovidos pela Udesc, como o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (
PDSE/Udesc). Lançado em 2024, o PDSE/Udesc selecionou 15 doutorandos em sua primeira edição, aplicando recursos próprios da universidade para viabilizar a mobilidade acadêmica.
“Nossa perspectiva é que possamos contar cada vez mais com iniciativas institucionais dos programas como convênios, dupla-titulação e cotutela”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Pezzin.
Outra possibilidade de mobilidade acessada pelos doutorandos da Udesc é o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. Regularmente, a universidade oferece bolsas, financiadas pelo órgão federal, para que os estudantes realizem parte de seus estudos no exterior.
Uma das alunas contemplada pelo PDSE da Capes foi Karina Marcelino. Em 2024, enquanto cursava doutorado em Administração na Udesc Esag, esteve por seis meses na Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália. Lá, a estudante conta que aperfeiçoou o idioma, conheceu novas metodologias de pesquisa e vivenciou diferentes culturas e saberes.
“A oportunidade que eu tive de estar próxima de pesquisadores que eu acompanhava quando estava no Brasil e aprender com eles, ouvir como eles fazem pesquisa, como defendem a ciência, foi fantástico. E mais do que aprender, poder chegar e compartilhar isso com os meus colegas e de certo modo ajudá-los também”, lembra Karina.
O período na Austrália possibilitou avanços para a tese de Karina, incluindo uma nova coleta de dados e a análise de materiais coletados antes da viagem. Ainda, a dedicação da estudante lhe rendeu um convite para atuar como pesquisadora visitante na universidade estrangeira.
“Esse período de internacionalização foi algo ímpar na minha vida acadêmica, pessoal e profissional. Eu jamais teria tido essa oportunidade de fazer pesquisa na Austrália. Eu fui a primeira pessoa da minha família a cursar doutorado. Sou muito grata por todas essas oportunidades”, afirma Karina, que hoje segue sua formação com um pós-doutorado na Udesc.
Saiba mais
Para conhecer essas e outras ações de internacionalização da Udesc, entre em contato com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) pelo e-mail
proppg.reitoria@udesc.br e a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc (SCII) pelo e-mail
scii.reitoria@udesc.br.
Série “Udesc 60 anos”
Este texto integra uma série especial de conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe de comunicação da Udesc em comemoração aos 60 anos da universidade, celebrados em 20 de maio de 2025. Nestas matérias, é possível relembrar a trajetória da instituição e conhecer exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.
Confira os textos da série e outras informações sobre os 60 anos da Udesc em:
udesc.br/60anos
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006