Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2016-11h22

Udesc abre inscrições para oficina virtual de sensibilização sobre bullying e violência sexual

Estão abertas as inscrições na internet para a oficina online e gratuita de sensibilização "Agressão entre pares: bullying e violência sexual", que será realizada de 28 de outubro a 28 de fevereiro pelo Laboratório de Educação e Sexualidade (Labedusex), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

Após a oficina, que fornecerá certificado de 40 horas, os participantes da atividade serão convidados a ajudar na elaboração de uma pesquisa sobre violência sexual e bullying na escola, ligada a um estudo transcultural das violências entre pares/casais adolescentes inserido no contexto escolar brasileiro, sob coordenação da professora Vera Marques Santos, da Udesc Cead.

Segundo Vera, o convite aos jovens com 18 ou mais anos para participar da oficina e da pesquisa, que será realizada também em Portugal e Espanha, já foi encaminhado para cerca de 30 instituições públicas de ensino do País. Até o fim de outubro, esse convite será estendido aos centros da Udesc.

De acordo com a professora, o estudo deverá terminar em dezembro de 2018 e será feito por meio de questionário online. "Pretendemos trabalhar com dados do Brasil inteiro", ressalta.

Análise ampliada

Uma pesquisa com o mesmo tema já foi realizada e abrangeu, como foco, o segundo semestre de 2014, estando com resultados preliminares. O próximo estudo objetiva ampliar a análise das percepções de adolescentes e jovens, professores e demais atores nos espaços educativos sobre o papel desses profissionais na sinalização da prevenção e na proteção das vítimas desse tipo de violência.

Outra meta é confirmar ou não se procede a impressão de que há uma tendência à naturalização do fenômeno da violência em diferentes situações do cotidiano, especialmente sobre o comportamento possessivo entre pares e casais jovens nos seus relacionamentos amorosos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h