Foto: Laura Gassner
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abre inscrições para participação no seminário de pesquisa "Teatralidades afectivas: para una historia material de las artes escénicas desde América Latina". A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Alunos da pós-graduação podem se inscrever até 15 de novembro por meio de uma carta de interesse enviada por e-mail. O evento ocorre de 17 a 21 de novembro na Udesc Ceart.
O seminário, ministrado em espanhol pela palestrante Lorena Verzero, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Universidade de Buenos Aires (CONICET-UBA) e professora colaboradora do PPGAC, propõe uma abordagem da cena teatral contemporânea baseada em questões que analisam obras e experiências. Tem o objetivo de analisar como as relações entre poder, saber e resistência são tensionadas por meio de seus diferentes níveis de linguagem. A perspectiva central da proposta repousa sobre um ponto de vista descolonizador e na construção de um pensamento situado a partir da América Latina, antipatriarcal e democratizador.
Entre as questões centrais abordadas estão: as relações entre histórias e memórias; as narrativas e construções cênicas da história recente; a resistência e afetividade como modos de construção do conhecimento por meio do teatro e a racionalidade poético-afetiva como uma perspectiva analítica enquadrada na teoria do afeto.
O seminário é gratuito, aberto à comunidade e acontece de 17 a 21 de novembro na Udesc Ceart, no primeiro dia das 18h30 às 21h30 e o restante das 9h às 12h. O primeiro encontro tem como tema: “Corpos, arquivos e memórias: Ferramentas para uma história material das artes cênicas”. O segundo e terceiro, “Teatralidades afetivas: Rumo a uma racionalidade poético-afetiva como abordagem para o palco contemporâneo”. E, por último, o quarto e quinto falam sobre: “Das demandas dos feminismos e da justiça socioambiental à extrema direita antifeminista e negacionista”.
As 15 vagas oferecidas para participação no evento são reservadas para alunos pós-graduandos da instituição. A carta de interesse deve ser enviada para o email
inscricoes.ppgt.ceart@udesc.br.
Leituras obrigatórias para o seminário
Encontro 1:
-
Cueto Rúa, Santiago, Nicolás Herrera, Emmanuel Kahan, Andrea Raina, Mariana Vila y Margarita Merbilhaá (2018). “Nuestra tarea debe ser que la justa memoria sea tanto un factor de justicia como un factor que nos libere para que no quedemos presos del pasado”, entrevista com Henry Rousso. Sociohistórica, núm. 41, e05l. Disponível em: “Nuestra tarea debe ser que la justa memoria sea tanto un factor de justicia como un factor que nos libere para que no quedemos presos del pasado”, entrevista a Henry Rousso | Sociohistórica
-
Richard, Nelly. “Lo político en el arte: arte, política e instituciones”. ARCIS University, Santiago de Chile, 2011. Disponível em: https://hemisphericinstitute.org/es/emisferica-62/6-2-essays/e62-ensayo-lo-politico-en-el-arte-arte-politica-e-instituciones.html
-
Verzero, Lorena (2024). “Teatro militante. Revisión crítica de un concepto situado”. Dossier “Artes esce_́nicas y poli_́tica en la historia reciente argentina: territorialidades del teatro militante de los años setenta y ochenta”, coord. Ramiro Manduca y Ana Vidal, Cuadernos del Sur - Historia, Universidad Nacional del Sur, núm 53: 14-30. Disponível em: Cuadernos del Sur Historia > Vista de “Teatro militante”: revisión crítica de un concepto situado
Encontros 2 e 3:
-
Delgado, Manuel (2013). “Artivismo y pospolítica. Sobre la estetización de las luchas sociales en contextos urbanos”. QuAderns-e. Institu Catalá d’Antropologia, núm. 18 (2): 68-80. Disponível em: https://archivoartea.uclm.es/wp-content/uploads/2019/01/Delgado-Manuel-artivismo-pospolitica.pdf
-
Feenstra, Pietsie y Lorena Verzero (dirs.) (2021). “Ciudades performativas: Tres ciudades capitales, tres procesos de memorias”, en Ciudades performativas: prácticas artísticas y políticas de (des)memoria en Buenos Aires, Berlín y Madrid. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires: CLACSO-Instituto de Investigaciones Gino Germani FSOC-UBA: 13-33. Disponível em: Ciudades performativas
-
Macón, Cecilia y Mariela Solana (eds.) (2015). “Introducción”, en Pretérito indefinido. Afectos y emociones en las aproximaciones al pasado. Buenos Aires: Título: 11-40.
Encontros 4 e 5:
Serviço
O quê: Inscrições para o seminário Teatralidades afectivas: Para una historia material de las artes escénicas desde América Latina
Quando: 4 a 15 de novembro
Onde: por meio de carta enviada para o email
inscricoes.ppgt.ceart@udesc.br
Quanto: gratuito
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350