Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/06/2022-14h27

Udesc Alto Vale promove palestra em 10 de junho sobre dialetos italianos da região

Palestrante fez estudo sobre neotrentino, variante trazida por imigrantes - Arte: Divulgação
Na próxima sexta-feira, 10, 17h30, o Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, realiza a palestra "Dialetos italianos no Médio e Alto Vale do Itajaí". Gratuito e aberto aos interessados, com inscrições pela internet, o evento ocorrerá de forma presencial na Sala 111 do Bloco Imbuia da Udesc Alto Vale. Acesse o formulário de inscrição.

A apresentação será ministrada pela professora Carla Teresinha Nardelli. Graduada em Letras Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Carla tem mestrado em Filologia e Crítica Literária pela Universidade de Trento, na Itália, onde desenvolveu estudo sobre o neotrentino, uma "variante diatópica dos falares trentinos trazidos por imigrantes no final do século 19". O neotrentino foi utilizado pela comunidade de fala da cidade de Nova Trento.

A palestra é uma ação do projeto de extensão "Participação da cultura italiana na colonização do município de Presidente Getúlio, promovida pela Sociedade Colonizadora Hanseática", coordenado pelo técnico Rafael Rossi Schafer e contemplado com recursos do edital Campus de Cultura da Udesc.

Acervo digital

Além de palestras sobre o tema, o projeto está criando um banco de dados digital de documentos históricos guardados no Arquivo Público Municipal de Ibirama. O objetivo é facilitar a consulta pela comunidade e também identificar as famílias de origem italiana que formaram o núcleo colonial Hamônia, no Vale do Itajaí, no final do século 19. Também participa da iniciativa o acadêmico bolsista Wilton da Costa Moreira Júnior.

Feitas em parceria com o Circolo Trentino di Presidente Getúlio, as palestras buscam destacar, para a comunidade acadêmica da Udesc Alto Vale e o público da região, a importância da manutenção dos dialetos italianos falados no Alto Vale do Itajaí como elemento cultural e social.

O principal objetivo das ações é valorizar a cultura italiana no Vale do Itajaí, em especial na microrregião Vale Norte, e conscientizar a população de todas as faixas etárias sobre a necessidade da preservação e da transmissão do seu patrimônio linguístico.

Sobre a sociedade

A Sociedade Colonizadora Hanseática foi uma das agências de imigração responsáveis pela colonização das terras catarinenses. Atuou, entre outras regiões, na colônia Hamônia, que atualmente inclui Ibirama e municípios adjacentes.

Após a falência e o fechamento da sociedade, toda a documentação que dizia respeito ao escritório no núcleo colonial de Hamônia foi para o Arquivo Público Municipal de Ibirama. O acervo é composto por mapas, livros de registro de venda de terras, recibos de quitação, títulos de terra e outros, que compõem o patrimônio histórico do período de colonização dessas terras.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rafael.schafer@udesc.br.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Palestrante fez estudo sobre neotrentino, variante trazida por imigrantes
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h