Publicações ampliam notas e consolidam a produção científica
19 periódicos foram avaliados e mostraram o fortalecimento
da produção científica da universidade. Foto: Jonas Pôrto/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve resultados positivos na avaliação quadrienal de periódicos realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao período de 2021 a 2024.
No total, os 19 periódicos da Udesc foram avaliados. Os resultados mostraram o avanço e fortalecimento da produção acadêmica da instituição.
Ao todo, seis periódicos receberam classificação A1, considerada classificação de excelência internacional; cinco receberam A2, equivalente à excelência nacional; dois ficaram com A3, que expressa qualidade nacional; outros dois obtiveram nota A4 e três periódicos foram considerados com conceito B1, ambos representam classificação de qualidade. Além disso, um periódico obteve conceito B3 em sua primeira avaliação, o que representa o início de sua trajetória dentro da análise.
Crescimento e evolução
Outro ponto a se observar é o crescimento dos periódicos ao longo dos últimos anos. Dos 19 avaliados, nove mantiveram sua classificação, quatro subiram uma posição, três subiram duas posições e um periódico subiu três posições, o que indica evolução em termos de impacto e qualidade editorial.
Para a coordenadora da Biblioteca Universitária da Udesc, Dayane Dornelles, os resultados representam o esforço coletivo das equipes. Segundo ela, “essa trajetória reflete o compromisso da Udesc com a qualidade da comunicação científica”.
Confira os periódicos que avançaram na classificação:
Subiu três posições
Subiram duas posições
Subiram uma posição
Primeira Avaliação (consolidação)
Periódicos consolidados
Outros periódicos também mantiveram suas notas, reforçando a estabilidade e a qualidade do trabalho.