Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/12/2020-13h12

Udesc Balneário Camboriú promoverá webinar sobre governança de cidades

Mônica Carneiro, doutora em Engenharia e  Gestão do Conhecimento, será palestrante - Foto: Divulg.
O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, realizará em 8 de dezembro, às 18h40, o webinar "Sistema de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Urbano Baseado em Conhecimento para Governança de Cidades ", com transmissão ao vivo na plataforma Microsoft Teams e pelo YouTube

O webinar apresentará o desenvolvimento urbano baseado em conhecimento KBUD (Knowledge Based Urban Development), um modelo de referência para análise de cidades que procura alinhar o desenvolvimento e sua governança com os princípios da economia do conhecimento a partir de softwares.

As aplicações KBUD têm se valido da experiência de especialistas de domínio e da análise comparativa de cidades em diversas regiões do mundo.

O evento será ministrado pela doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento Mônica Ramos Carneiro. Sócia-fundadora da startup Heuristics, na Colômbia, Mônica também é pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no Laboratório de Cidades Humanas e Inteligentes e no Grupo de Pesquisa de Coprodução de Commons Digitais.

Na tese "Instrumentalização do Freamework do desenvolvimento urbano baseado em conhecimento (KBUD) para suporte à tomada de decisão na governança das cidades", publicada neste ano, Mônica diz que a aplicação se utiliza de um framework organizado em quatro dimensões interdependentes de análise do desenvolvimento de cidades: sociocultural, ambiental e urbana, econômica e institucional. 

"Sua principal entrega é uma análise sistêmica da cidade que pode apoiar o gestor municipal na tarefa de torná-la um espaço urbano com economia segura, adequado às necessidades de seus cidadãos e baseado no desenvolvimento sustentável", analisa.

O evento será promovido pelo Núcleo de Inovação (NIT) e Laboratório de Tecnologia e Inovação, da Udesc Balneário Camboriú.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vanessa.salm@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mônica Carneiro, doutora em Engenharia e  Gestão  do Conhecimento, será palestrante.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h