Formação desta quinta-feira ocorre em Balneário Camboriú e reúne 21 articuladoras territoriais.
Foto: Gustavo Kogure
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe nesta quinta-feira, 29, uma etapa do EdPop Mulheres no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú. O projeto tem o objetivo de ampliar a participação feminina nos espaços de poder e decisão, enfrentar as desigualdades de gênero e promover a autonomia feminina. A iniciativa é realizada pelo Instituto Araxá e financiada pelo Ministério das Mulheres.
A formação desta quinta-feira reúne 21 articuladoras territoriais. Elas fazem parte de um coletivo de 150 mulheres de diferentes regiões do estado, com atuação social, política e cultural, e desenvolvem um trabalho que envolve o mapeamento de políticas públicas locais e a ocupação estratégica de espaços como câmaras de vereadores e conselhos municipais.
Enfrentamento à violência e autonomia
O EdPop Mulheres promove um Programa de Participação Social com foco em autonomia, saúde mental e ocupação de espaços decisórios por mulheres. A proposta ganha ainda mais relevância diante do cenário nacional de violência contra mulher.
Em 2025, o Brasil registrou 1.470 feminicídios, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (Sinesp). Em Santa Catarina, 52 mulheres foram vítimas no último ano.
Extensão universitária e sociedade
Para a Udesc, sediar o evento reforça o compromisso da academia com as transformações sociais. A Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc Balneário Camboriú, Debora Esteves, destaca que a iniciativa está alinhada às diretrizes nacionais de educação.
“Ao apoiar iniciativas como essa, incentivamos a união entre a extensão universitária e a participação social. Esperamos contribuir com nossa estrutura para fortalecer essa rede”, afirma a diretora.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935