Evento ocorreu nesta semana - Fotos: Divulgação
Dois programas de extensão do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram apresentados na
43ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizada nesta semana em Lages.
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o evento reúne estudantes, docentes, técnicos e extensionistas para refletir sobre o papel da extensão universitária diante de três grandes crises globais: desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.
A programação ocorre no campus do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), com mesas-redondas, palestras, oficinas, exposição de pôsteres e apresentações culturais.
Os dois programas da Udesc Cead foram indicados pela Direção de Extensão, seguindo critérios definidos pela Proex para todos os centros. Cada centro da Udesc foi contemplado com duas apresentações.
Modalidade Oral
Na modalidade Oral, na seção Tertúlia, o programa de extensão apresentado foi o
Saúde e Cidadania, coordenado pela Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco.
O programa busca "contribuir para a formação continuada dos professores, para o conhecimento e aplicação de ações pedagógicas relacionadas à educação inclusiva, saúde na escola e cultura de paz, auxiliando na construção de um mundo mais igualitário com respeito aos direitos humanos e os direitos da criança e do adolescente".
O Saúde e Cidadania envolve profissionais da educação, acadêmicos de licenciatura de instituições parceiras e representações da sociedade civil organizada, com ações planejadas e executadas por docentes e técnicos da Udesc e instituições parceiras, públicas e privadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Na Udesc Cead, o programa é vínculado ao
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH). Três bolsistas viajaram para o Seurs: Thais Pereira Fonseca Ferreira, Davi Lentz Marcon e Laura Speranza Kiefer Guimarães Ignacio.
Modalidade Pôster
Na modalidade Pôster, o programa de extensão apresentado foi
Estudos sobre Deficiência na Educação - edição 2024-2025, coordenado pela professora Geisa Letícia Kempfer Bock. A bolsista Gabriela Santos Branco foi ao seminário em Lages.
Vinculado ao Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi), o programa tem quatro ações "que dialogam com os estudos sobre deficiência na Educação, propostas com o intuito de qualificar o acolhimento das diferentes características humanas nos espaços sociais e de aprendizagem".
“O programa está em consonância com a Convenção dos Direitos da Pessoas com Deficiência, que prevê formação de professores para atender as demandas da Educação Inclusiva. Sua proposta é fortalecer a cultura inclusiva nos espaços escolares e na sociedade de modo geral, rompendo com o mito da normalidade e compreendendo a deficiência enquanto uma experiência humana", afirma Geisa.
Gestores
Além das docentes e bolsistas envolvidos, estiveram presentes ao Seurs o diretor-geral da Udesc Cead, Luciano Hack; a diretora de Extensão, Lidiane Goedert; o professor Rafael Gue Martini, que é coordenador de Extensão da universidade junto à Proex; e o técnico universitário Rogério Boddemüller, que integrou a organização do evento.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454