Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2021-18h04

Udesc Cead faz seminário na próxima terça sobre ensino secundário experimental

Classes secundárias experimentais foram colocadas em prática no Brasil nos anos 50 e 60 - Foto: Divulgação
Na próxima terça-feira, 10, às 19h, o Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará o 2º Seminário Classes Secundárias Experimentais: Inovação no Ensino Secundário nos anos 1950 e 1960. Sem necessidade de inscrição, o evento será transmitido pela plataforma Teams.

A proposta do seminário é promover a reflexão sobre as classes secundárias experimentais e contribuir para as transformações pelas quais passam o ensino médio e o ensino fundamental 2. Serão realizados cinco encontros mensais entre agosto e dezembro.

A abertura do evento terá uma mesa-redonda sobre as classes secundárias experimentais (CSE) no estado de São Paulo. Participarão Carmen Sylvia Vidigal Moraes (USP), Letícia Vieira (Secretaria Estadual da Educação de Santa Catarina), Norberto Dallabrida (Udesc) e Mauro Castilho Gonçalves (PUC-SP/Unitau). A mediação ficará à cargo de Evelyn de Almeida Orlando (PUC-PR) e a coordenação será de Leatrice Peres.

Sobre o seminário

Formado por cinco mesas-redondas, o seminário tem abrangência nacional e conta com a participação de pesquisadores de Portugal e da Espanha.

Os próximos encontros ocorrerão nas seguintes datas, sempre às 19h: 14 de setembro; 19 de outubro; 9 de novembro; e 7 de dezembro (veja os temas e participantes de cada evento abaixo).

Coordenado pelo professor Norberto Dallabrida, da Udesc Cead, o seminário é promovido pelo grupo de pesquisa "Culturas escolares, história e tempo presente", com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Udesc (Faed).

Modelo pedagógico

As classes secundárias experimentais foram colocadas em prática no Brasil de 1959 até o final dos anos 1960. Inspiradas em modelos pedagógicos franceses e norte-americanos, foram realizadas em um momento favorável à circulação de ideias pedagógicas e à criatividade no País.

"Elas se constituíram em uma experiência educacional inovadora para o tradicional ensino secundário e suas inovações no ensino secundários nos anos 1950 e 1960 ainda reverberam em boa medida no tempo presente", afirma Dallabrida.

Eventos seguintes

  • 14 de setembro: "As Classes Secundárias Experimentais no Estado do Rio de Janeiro", com Pablo Silva Machado dos Santos (UFF); Patrícia Coelho da Costa (PUC-Rio); Daniel Vilaça (Colégio Pedro II); Daniele Hungaro da Silva (IFSC); Cristina Mendes Makowieki (Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis);Marilane Machado de Azevedo Maia (Udesc) e Fernanda Gomes Vieira (Udesc). MediaçãodeLibâniaNacif Xavier (UFRJ) e coordenação de Juliana Topanotti dos Santos de Mello.
  • 19 de outubro: "As Classes Secundárias Experimentais nos Estados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul", com Maria Juraci Maria Cavalcanti (UFC); José Wagner de Almeida (UFC); Sérgio Chaves Júnior (UFPR); Fernanda Barros (UFG – campus de Catalão); Maria Helena Camara Bastos (UFRGS); Dóris Bittencourt Almeida (UFRGS); Juliana Topanotti Mello dos Santos de Mello (Secretaria Estadual da Educação de Santa Catarina); Walna Patrícia Oliveira Andrade (UFS) e Joaquim Tavares da Conceição (UFS). Mediação deEurize Caldas Pessanha (UFGD) e Coordenação de Cláudia Lethang.
  • 9 de novembro: "As Classes Secundárias Experimentais e os Ginásios Vocacionais - diálogos", com Daniel Ferraz Chiozzini (PUC-SP);Yomara Feitosa Caetano Oliveira Fagionato (FURB/Udesc) e Sandra Marques (PUC-SP). Mediação de Rosa Fátima de Souza (UNESP) e coordenação de Jean Prette Sessão de lançamento de livros.
  • 7 de dezembro: "Interface internacional: inovação pedagógica na Península Ibérica". Espanha: Sara Ramos Zamora (UCM) e Teresa Rabazas Romero (UCM). Portugal: Joaquim Pintassilgo (UL) e José Eduardo Franco (Universidade Aberta de Lisboa). Mediação de Norberto Dallabrida (Udesc) e coordenação de Fernanda Gomes Vieira.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail coloquioexperimentais@gmail.com e pelo WhatsApp, no número (48) 99915-7061.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Classes secundárias experimentais foram colocadas em prática no Brasil de 1959 até o final dos anos 1960
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h