Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2022-18h14

Udesc Ceart completa 37 anos e realiza homenagem aos servidores aposentados

 

Solenidade homageou servidores aposentados da Udesc Ceart. Fotos: Laís Moser/Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
Neste domingo, 11, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completa 37 anos dedicados à educação, cultura e excelência. Um marco na cidade de Florianópolis e no Estado de Santa Catarina, com expressiva atuação nacional e internacional, formando novos profissionais, fomentando o cenário artístico e cultural e contribuindo diretamente com a sociedade por meio de suas ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro.

Marcando a data comemorativa, a Udesc Ceart realizou nesta última quarta, 7, uma homenagem aos seus 69 servidores aposentados, professores e técnicos, que tanto contribuíram ao longo desta história. Em uma tarde marcada pela emoção, lembranças e reencontros, cerca de 25 aposentados estiveram presentes.

A cerimônia, conduzida pelo diretor de Administração, Gustavo Araújo, contou com falas da diretora-geral Daiane Dordete; da professora Bernardete Castelan Póvoas, docente no Departamento de Música (DMU) e uma das fundadoras da Udesc Ceart; e da professora Vera Collaço, representando os aposentados. O evento também teve apresentação musical do estudante e violonista Leonardo Mueller, exibição de vídeo com participação dos aposentados e entrega de certificados.

“Aquilo que vocês iniciaram, hoje nós temos o desafio de manter e procuramos melhorar. Seja na área acadêmica, com boas notas em avaliações de nossa graduação e pós-graduação, quanto na infraestrutura do centro com aquisições, projetos, reformas, obras e manutenções”, afirmou o diretor administrativo, Gustavo Araújo, na solenidade.

A diretora-geral Daiane Dordete agradeceu aos servidores aposentados pela constante defesa da importância das artes e das humanidades e destacou os dois livros já escritos sobre a história do Centro: “Centro de Artes da Udesc: história, imagens e memória”, organizado pelas professoras Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Vera Collaço; e “Ceart 35 anos, técnicos em evidência: diálogos, contribuições, emoções e peripécias”, organizado pelos técnicos André Corrêa de Abreu, Maria Aparecida Clemêncio, Marlene Torrinelli e Roberval de Oliveira Santos.

Em sua fala, Daiane afirmou: “Esta casa [a universidade] que vocês construíram, e na qual viveram por tanto tempo, é responsável pela formação de milhares de artistas e trabalhadoras da cultura, professores e professoras. Nesta casa passaram, e passam, diariamente, centenas de pessoas que buscam em seus legados - presentes na atualidade do corpo docente e técnico atuante no Ceart - ser o sonho de seus ancestrais: viver uma formação qualificada, em uma universidade pública e gratuita como tantas pessoas nunca puderam por falta de oportunidade. Levaremos para sempre conosco suas histórias e trajetórias, que fazem parte de quem somos hoje e do que a nossa casa, Ceart, é hoje”.

O professor aposentado Edélcio Mostaço, do Departamento de Artes Cênicas, não pode estar presente na homenagem por motivos de força maior, mas afirmou: “Recebo com muita emoção essa homenagem. Minha aposentadoria da universidade ocorreu em meio à pandemia, em um momento de grande desalento e desespero para todos nós. Ao longo do tempo em que trabalhei nesta instituição fiz amigos, me senti reconhecido profissionalmente, vivenciei momentos de júbilo que apenas professores sentem quanto ao exercício pedagógico. São marcas e marcos impregnados e que levarei por toda a vida”.

A professora Bernardete Póvoas, convidada a falar na solenidade, agradeceu a todos aqueles que já contribuíram na história do centro e pontuou em sua fala: “Cabe salientar a importância fundamental que esse centro vem exercendo na formação artístico-cultural e educacional do Estado de Santa Catarina e do País, orientando para a valorização, manutenção e o respeito aos bens culturais, orientando também para a integridade do indivíduo. Isso para dizer ainda que neste contexto e ambiente, vocês colegas aqui presentes e homenageados, fizeram e fazem parte destes pilares da arte e da educação no nosso Estado e no Brasil”.

Por fim, a professora aposentada Vera Collaço, convidada a falar em nome dos homenageados, agradeceu a homenagem e afirmou: “Como é gostoso ver e rever pessoas que fizeram parte deste processo, e saber que os jovens que estão levando hoje o Centro de Artes sabem que houve um passado e que houve pessoas que quiseram o melhor possível para o centro crescer”.

Tendo vivenciado o processo de formação do Centro, em 1985, ela complementou: “Era impensável chegar até aqui, mas havia em todos nós um impulso vital de levar o mais longe que nós podíamos chegar no momento, e esse impulso vital chega a vocês, e a energia de vocês é a energia que nós tínhamos. Isso foi o que nos moveu o tempo todo, um desejo de acesso ao conhecimento da arte, da cultura, do sensível, a todas as pessoas. Não é o saudosismo que nos move, o que nos move é saber que deixamos algo que está indo para frente, que valeu investir tantos anos da nossa vida e tanto nos deu de retorno”.

Sobre o Ceart


Fundado oficialmente em 11 de dezembro de 1985, por meio da portaria nº 179/85 assinada pelo reitor à época, Lauro Ribas Zimmer, o então Centro de Artes estruturou-se ao longo dos anos no ensino, na pesquisa e na extensão. Em 2020, recebe a inclusão das palavras “Design” e “Moda” em seu nome, tornando-se o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

Atualmente, oferece cursos de graduação nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Design, Moda e Música, e cursos de pós-graduação em Artes (mestrado profissional), Artes Cênicas (mestrado e doutorado), Artes Visuais (mestrado e doutorado), Design (mestrado e doutorado), Moda (mestrado profissional), e Música (mestrado e doutorado). 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h