Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2021-12h17

Udesc Ceart realiza lives para o lançamento do Espine nesta quinta

Programação do evento será transmitida pelo YouTube e abordará temas como Gamificação, Tecnologias Educacionais e Literatura

Gameficação abre o evento que traz três lives no YouTube. Ilustração: Karin Vanelli 
Discutir o uso de tecnologias educacionais no ensino de artes, conhecer as possibilidades da gamificação e o poder das histórias no desenvolvimento humano são propostas das lives que compõem a programação de lançamento do Espaço inovador de Esino - Espine, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que acontecerão nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), por meio de canais do YouTube.

Compartilhando suas realizações no ensino pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais educativos em arte, ao longo dos últimos 20 anos, a professora Ana Beatriz Bahia ministrará a palestra “Gamificação nas Artes? Aproximações com o ensino e o fazer artístico” que aborda o uso de conceitos teórico-metodológicos de game design para promover a aprendizagem da arte em situações que excedem os limites do jogo. Discute exemplos práticos da gamificação desenvolvidos por instituições artístico-educacionais (em especial, museus de arte) e adverte quais cuidados deve-se tomar ao propor experiências gamificadas em Arte e Educação, baseada em evidências.

Partilhando do mesmo universo a professora das áreas de arte/educação e Inovação em Tecnologias Educacionais Arlete Petry aborda a evolução do uso de tecnologias no ensino, o percurso da vida digital da hipermídia aos games. Seus temas de pesquisa buscam fundamentos na Filosofia, na Semiótica, na Educação, nas Artes e na Psicanálise. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Educação pela mesma universidade, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010) com pesquisa em temas como o Jogo, Autoria, Produção de Conhecimento e Jogos Digitais. É co-autora de Jogo, Arte e Educação (Ed.UDESC).

Já a mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação em Jornalismo e pós-graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe, Carla Sousa, tem diversos artigos publicados com ênfase no poder da literatura enquanto recurso de cuidado e humanização e trabalhos na área de mediação de leitura. A palestra “Funções do Livro e leitura no desenvolvimento Humano” que será apresentada por ela, aborda o potencial das histórias no desenvolvimento de repertório emocional e crítico.

O evento de lançamento do Espine Ceart contará com cerimônia de abertura, e a Diretora Geral do Ceart Cristina da Rosa fará a inauguração virtual do espaço “O Espine Ceart é um espaço interdisciplinar dedicado à colaboração, à experimentação, e um de seus maiores diferenciais é a perspectiva crítica, o empenho das novas tecnologias no desenvolvimento do pensamento crítico da comunidade”, afirma Cristina.

O Espine Ceart

Conduzido pelas Direção de Ensino de Graduação e pela Direção Geral do Ceart, dirigidas pelas professoras Regina Finck e Cristina da Rosa, respectivamente, o Espine foi efetivado por edital lançado pela da Pró-reitoria de Ensino (Proen) da Udesc, seguindo a proposta de interatividade do ensino-aprendizagem lançados na gestão 2016-2020, da universidade. O Espine Ceart se constitui um espaço equipado com tecnologias educacionais de ponta, e oferta desde já serviços como a mediação do conhecimento, encontros de literatura, proposta de desafios, e o mapeamento de oportunidades de inovação.

Acesse as lives:
  • 27 de maio, às 16h – Cerimônia de lançamento do Projeto ESPINE CEART e na sequência a Live “Gamificação nas artes? Aproximações com o ensino e o fazer artístico” com a Profe. Dra. Ana Beatriz Bahia, acesse aqui a live e o lançamento
  • 28 de maio, às 16h - Live “Evolução das Tecnologias no Ensino” com a profe. Dra. Arlete Petry, entre por esse link.
  • 28 de maio, às 19h – Live “Função do Livro e Leitura no Desenvolvimento Humano” – com a Profe. Msc. Carla Sousa, acesse aqui.
Confira na galeria de imagens a divulgação dos eventos. Conheça mais do projeto no site do Espine Ceart e ative o lembrete do YouTube para as lives.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h