Docente assumiu a gestão 2025-2029 com solenidade de posse na última sexta-feira.
Professor Lucas da Rosa durante juramento de posse. Foto: Núcleo de Comunicação
No dia 1º de agosto, sexta-feira, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou a solenidade pública de posse do novo diretor-geral eleito, professor Lucas da Rosa. Vinculado ao Departamento de Moda, o docente estará no comando da unidade de ensino pelos próximos quatro anos (2025-2029). O evento aconteceu no auditório Professora Maria Cristina Pessi, com início às 17h.
“O nosso centro carrega uma história marcada pela pluralidade, pela resistência cultural e pelo compromisso com uma universidade pública, gratuita, laica e diversa. Essa história nos inspira a seguir em frente com coragem. Assumo essa gestão com o compromisso de cultivar a escuta e a sua responsabilidade como práticas institucionais”, destacou o professor em seu discurso de posse.
Lucas da Rosa tem vasta experiência acadêmica e administrativa, incluindo passagens pela Direção de Extensão e Chefia de Departamento, além de atuações em conselhos de cultura e grupos de trabalho no MEC. Com ele, fazem parte da nova equipe diretiva do Ceart os professores Diego de Medeiros Pereira (Ensino de Graduação), Vicente Concílio (Pesquisa e Pós-Graduação), Alicia Cupani (Extensão, Cultura e Comunidade) e a técnica Eliâne Carin Hadlich (Administração) – que compuseram a chapa “Ceart_se”.
Na mesa de autoridades da cerimônia de posse estavam a vice-reitora da Udesc, professora Clerilei Aparecida Bier, e a diretora-geral do centro no período 2021-2025, professora Daiane Dordete Steckert Jacobs.
Professora Daiane Dordete falou sobre final do mandato
Em seu discurso de encerramento do mandato 2021-2025, Daiane Dordete relembrou os desafios de um começo na direção em plena pandemia de Covid-19. “Nosso início de gestão teve como grande desafio o retorno seguro às atividades presenciais, cujas seis edições do plano de contingência do Ceart foram fundamentais para o êxito dessa jornada inicial”, contou.
Além de lembrar desafios, a professora destacou os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos que guiaram todas as ações da equipe diretiva. “A gestão Ceart + Vivo foi estruturada a partir de uma perspectiva que uniu professoras, técnicas e estudantes na construção de um projeto coletivo para o nosso centro, tendo como premissas básicas a defesa da universidade pública gratuita e de qualidade, da autonomia universitária e da gestão democrática do ensino superior”. Um relatório que traz os destaques dessa trajetória pode ser acessado
nesta página.
Docente da área de Artes Cênicas, artista e pesquisadora de teorias feministas e de gênero, Daiane Dordete abordou os desafios das mulheres em posições de liderança. “Nesses quatro anos como diretora geral, segui com firmeza de propósito e consciência de meu lugar social, alimentada por muitas mulheres que vieram antes de mim. E por isso eu também gostaria de motivar as mulheres que virão depois de mim, não se intimidem, não se apequenem, não se subestimem, não duvidem de si mesmas”. Para inspirá-las, a docente leu um poema da autora nicaraguense Gioconda Belli, “Conselhos para a mulher forte” (1948) – o qual, segundo ela, muito a encorajou na jornada como DG.
Daiane também agradeceu a todas as pessoas que trabalham e fazem a universidade pública de qualidade, “cientes de seus papéis sociais enquanto servidores públicos, implicados nas boas práticas administrativas, acadêmicas e de convivência, imbuídas de criatividade e engajamento na transformação social que apenas a educação e a cultura são capazes de promover”. Por fim, a professora desejou sucesso à nova gestão, registrando “profundo respeito e admiração pelo professor Lucas da Rosa” e equipe.
Professor Lucas da Rosa destacou compromissos de gestão
O professor Lucas da Rosa iniciou seu discurso de posse agradecendo a todas as pessoas presentes nesse momento especial de sua trajetória. Especialmente, àquelas que o encorajaram a aceitar o desafio de representar a Udesc Ceart como diretor-geral. Também mencionou a honra de estar como gestor no ano em que o centro celebrará 40 anos e a universidade, 60. “Mesmo diante de cenários políticos desafiadores, eu terei o compromisso de dar continuidade à gestão da professora Daiane e equipe. Sigo comprometido com a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.
O docente compartilhou brevemente o percurso de sua candidatura e explicou o nome da chapa: “Em 2024, recebi o convite para me candidatar à direção geral do Ceart dando origem à candidatura ‘Ceart_se’. Uma proposta que convida à imaginação e à ação, evocando a licença poética de ser o que você quiser, no universo real ou imaginário, das Artes, do Design e da Moda. Agradeço a todas e todos que confiaram nessa proposta e votaram”.
Sobre os compromissos da gestão, Lucas da Rosa mencionou garantir que a Udesc Ceart seja um “espaço de inclusão, reafirmando políticas voltadas à diversidade, aos direitos humanos e às ações afirmativas”. Também destacou a importância de “garantir o acolhimento e a permanência da comunidade acadêmica”. Além desses, outros pontos mencionados foram “fortalecer o tripé ensino, pesquisa, extensão na sociedade nacional e internacional” e “buscar a sustentabilidade ambiental e institucional e manter um compromisso firme com a democracia e a cultura da paz”.
Para que tudo isso se efetive, o gestor não deixou de lado a importância de garantir as condições materiais necessárias: “Por isso, lutaremos por infraestrutura digna, por ações que ampliem as práticas artísticas e científicas, por inclusão em todas as suas dimensões e por um diálogo vivo e constante com a sociedade”, disse.
“A arte não cabe em muros. O Ceart não cabe em si. O que criamos aqui transborda: vai às praças, às escolas, aos festivais, às feiras, às redes de criação. É nesse movimento que o nosso fazer ganha sentido mais amplo. Ampliar essas conexões será uma prioridade”. Por fim, o docente encerrou o discurso com um trecho do poema “Girassol” de Vinícius de Moraes e a análise da obra pelo rapper Ricardo Abdala, disponível
nesta página.
“Que o girassol seja a nossa inspiração no Ceart para seguir florindo e brilhando no mundo, amarelinhos como o sol. Desejo que nesses quatro anos teçamos uma gestão que respeite as diferenças, que apoie o discernimento como parte do fazer democrático e que valorize o bem comum. E assim se fez o verbo, ‘Ceart_se’”, concluiu o agora diretor-geral do centro.
Vice-reitora deu as boas-vindas à direção eleita
A vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, encerrou os discursos da solenidade de posse. Primeiramente, a docente agradeceu à gestão que se encerrou por ter conduzido o centro “com dedicação e compromisso” e deu as boas-vindas ao novo diretor-geral.
“É interessante notar como uma gestão começa a traçar seus rumos desde a escolha do nome da chapa. Quando o professor Lucas da Rosa e sua equipe diretiva escolheram o nome da chapa ‘Ceart_se’ sabiam que não era apenas um verbo, era um convite, um convite para que cada pessoa se reconheça no Ceart, se aproprie dele e o torne um lugar de pertencimento”, frisou Clerilei Bier.
Para a gestora, o Centro de Artes, Design e Moda é um espaço de inovação, diversidade e resistência. “Os desafios são grandes, mas a sua capacidade de superá-los é ainda maior. Esperamos uma gestão que mantenha excelência no nosso tripé de ensino, pesquisa e extensão. É fundamental que continuemos a promover a inovação, a inclusão e a diversidade”, afirmou. Por fim, a vice-reitora colocou a reitoria à disposição para o trabalho conjunto nos próximos anos.
Apresentações musicais encerraram evento
A solenidade foi encerrada com uma programação musical. Primeiro, os professores Valéria Bittar e Luiz Henrique Fiamenghi, do Departamento de Música (DMU), fizeram um duo com os instrumentos flauta e rabeca. Na sequência, o Núcleo de Flautas Doce da Udesc (Aulos), sob comando da professora Valéria Bittar, apresentou músicas brasileiras contemporâneas e obras do Renascença.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350